quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Novo Amapá: A maior tragédia fluvial da Amazônia

Data: 06 de janeiro de 1981.
Há exatos 30 anos,... acontecia a maior tragédia fluvial da Amazônia.
(Reprodução/Arquivo)
Clique na foto para ampliá-la
Três décadas depois, o acidente ainda é lembrado por familiares de vítimas e pessoas que trabalharam na remoção dos corpos ou na cobertura da tragédia.
A embarcação deixou o Porto de Santana, por volta de 14h, com destino à cidade de Monte Dourado, no Pará, e tombou por volta de 21h.
Apesar de ter capacidade para 400 passageiros e meia tonelada de carga, o Novo Amapá transportava mais de 600 pessoas e o dobro da capacidade de mercadorias, uma das causas prováveis para o acidente.
(Reprodução/Arquivo/Capitania dos Portos)
Clique na foto para ampliá-la
Como eram muitos cadáveres e os corpos se decompunham com rapidez, as autoridades resolveram fazer um enterro em quatro valas de 50 metros(foto), no cemitério Santa Maria, em Santana.
Enquanto não eram enterrados, os corpos ficavam no galpão do Governo do Estado, numa câmara-ardente, até serem transportados para o sepultamento.
Famílias inteiras foram enterradas no mesmo local.
Segundo a lista da Capitania dos Portos do extinto Território Federal do Amapá, cerca de 650 pessoas embarcaram no Novo Amapá e menos de 180 puderam sobreviver.

Um comentário:

  1. meu nome é Helder, meu pai 'LACO' estava no Novo Amapá..
    todo ano nas noites de 06/01, ele conta emocionado o acontecido, para nos os filhos apesar de serem lembranças horriveis que ele tem. Ele perdeu um irmão, e estava acordado no momento da tragedia, mesmo sendo um bom nadador ele disse que contou com a sorte de nadar para a direção certa e tambem para longe de outras pessoas que não sabiam nadar, pois no desespero acabavam afogando as outras que sabiam nadar...
    Agradeço a Deus por ele ter sobrevivido, pois eu não teria nascido sou de 1986.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...