segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dr. Alexandre Vaz Tavares

(Foto: Imagem: Arquivo histórico)
Alexandre Vaz Tavares nasceu em Macapá no dia 8 de agosto de 1858, filho de Antônio Tavares e Florianda Vaz Tavares.
Iniciou os estudos com seu pai e aos 15 anos residia no Rio de Janeiro com seus tios. Após completar o ginásio foi matriculado na Faculdade de Medicina, com a apresentação da tese "Sífilis Congênita".
Por influência de seus pais, foi convidado pelo Governador do Pará para prestar serviços em Belém, onde passou a clinicar. Não esqueceu suas origens e, vez por outra, visitava seu amigos em Macapá, hospedando-se na casa de D. Francisca Rola de Almeida, amiga íntima de seus pais.
No ano de 1890 foi nomeado professor de Química da Escola Normal de Belém e, influenciado pelo Governador do Estado, se candidatou a Deputado Estadual, elegendo-se, no ano de 1891, recebendo o votos dos eleitores do Amapá.
Poeta, publicava nos jornais de Belém todas as suas criações, inclusive a poesia MACAPÁ, com a qual homenageou a terra onde nasceu, recebendo elogios e aplausos dos poetas, homens de letras e críticos.
No ano de 1895 foi nomeado Diretor de Instrução Pública do Pará mas, com a derrota do Governador Lauro Sodré, seu amigo fiel, foi colocado no ostracismo e somente no ano de 1916 foi nomeado Diretor da Secretaria de Saúde Pública do Pará.
Atendendo a dezenas de pedidos dos seus conterrâneos, conseguiu sua nomeação para trabalhar em Macapá e em 30 de abril de 1920 foi nomeado Prefeito, permanecendo no cargo até 16 de junho de 1921.
Morreu no dia 3 de abril de 1926, recebendo as homenagens do povo amapaense.
O Governador do Amapá Janary Gentil Nunes, para homenageá-Io, deu seu nome a um dos estabelecimentos de Educação em Macapá, situado no Bairro do Trem.
(Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. 1, de Coaracy Barbosa - edição 1997).

5 comentários:

  1. E brota nobres sentimentos e o escritor usa a luz da palavra que alegra o pensamento. A emoção pulsa na ponta dos dedos e o poeta revela segredos que aprendeu ao observar os notáveis poetas que nasceram em Agosto. Em 8\8 de 1958 nasceu o ilustre poeta Alexandre Vaz Tavares e ele amou a dar as boas vidas ao ano de 1908 quando fez 50 anos. O bastão da luz da sua poesia atravessando o tempo chega ate o séc XX. Seu centenário foi celebrado em agosto de 58 e Alegria ..alegria é a trilha sonora da geração que ama lembrar que em 7 de agosto de 2017 o poeta Caetano fez 72 anos. A nobre arte que move nos trilhos e nossos pais amava o trem movido pela conbustão da lenha que se transformava a vapor.
    ,,,,,,,,,,,,,,,,






    Alexandre Vaz tavares nascido em 8 de agosto de 1858 e o Brasil vivia o fim da era imperial e ao fazer 30 anos ele viu surgir a lei de ouro e pode perceber que a emoção pulsa na ponta dos dedos e a Princesa Isabel revela segredos com sua assinatura. Toda ternura havia quando os escravos buscavam crer que os dias melhores eram chegados e os tempos difíceis pertenciam ao passado. Em 1889 veio a proclamação da republica e as luzes do séc XX derramaram luz aos corações.



































    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou bisneta de Alexandre Vaz Tavares , sendo meu avô seu filho José dos Santos Tavares e meu pai com o mesmo nome do seu avô , falecido com 86 anos , se chamava Alexandre Vaz Tavares também .

      Excluir
  2. Fala em Amapá e Amapaenses antes da criação do Território Federal do Amapá em 1943 é anacronismo histórico

    ResponderExcluir
  3. Hoje conversei com uma quilombola, ela se diz bisneta de Alexandre Vaz Tavares.

    ResponderExcluir
  4. Durante a vida dele como se chamava Amapá??????

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...