terça-feira, 16 de setembro de 2014

A jovem e a VESPA

Pegando carona na onda da lambreta, trazemos hoje uma foto histórica compartilhada, via e-mail, pela amiga Josie Remedios, que mora em Campinas-SP.
Seu  Henrique, pai de Josie, foi auditor interno na Icomi, em Santana/AP, onde trabalhou por alguns anos.
Ele e dona Etelvina, que eram de origem chinesa, tiveram quatro filhos: Manoel, Fernando, Irene e Josie, que são da mesma nacionalidade.
Manoel e Fernando adquiriram uma VESPA - a principal concorrente da lambretta, naquela época - mostrada por Irene, na foto abaixo:
O clique aconteceu em 1963, em frente à casa da família, em Vila Amazonas/AP. 
Irene, serviu de modelo e posou ao lado da Vespa, e agora nos brinda neste registro histórico, aqui no Porta-Retrato.
Irene Remédios, reside com sua família em Natal/RN.

Contexto histórico - A Vespa foi criada em 1946 pela Piaggio, fabricante italiana que também produz carros de passeio e aviões, foi apresentada no Clube de Golfe de Roma. Após a Segunda Guerra Mundial, Enrico Piaggio (fundador da marca) pressentiu que um veículo pequeno e ágil seria ideal para transitar pelas grandes cidades. O projeto de Piaggio era ambicioso. O primeiro esboço tinha o nome de Paperino (pato, em italiano, mas só 100 unidades foram produzidas). Aproveitando-se dos seus conhecimentos em aeronaves, decidiu que a roda traseira funcionaria como um trem de pouso, acoplando-se ao motor. Quando viu o protótipo, Piaggio teria dito que a frente do veículo lembrava um inseto, mais especificamente uma vespa, devido ao desenho dos retrovisores lembrarem antenas. O ronco do motor também lembrava o das asas da vespa batendo.
O motor das primeiras Vespas era de dois cilindros, com potência de 3,5 cavalos e velocidade máxima de 60 km/h. Três anos depois de seu lançamento, estima-se que aproximadamente 35 mil unidades foram vendidas em toda a Europa.
Em 1954 tem-se o primeiro registro de uma Vespa em território brasileiro. Quatro anos depois a mística scooter começou a ser fabricada no Brasil, no Rio de Janeiro, através de uma subsidiária da Piaggio. Em 1960 é lançado a Vespacar, um modelo com baú e outro com furgão, este último foi muito utilizado pelos Correios.
Em 1971 a Panauto, primeira fabricante da scooter no Brasil, fechou as portas. A produção da Vespa em solo brasileiro voltou em 1974 e durou até 1981, pela Barra Forte, de Manaus.
Uma joint-venture (empreendimento conjunto) entre a Piaggio, Barra Forte e Caloi permitiu que a Vespa continuasse a existir no Brasil. Esta união durou de 1985 a 1990. No auge do Plano Cruzado, a Vespa se tornou a moto mais vendida do país, superando a Honda CG 125.
A Vespa voltou ao Brasil através de importação independente, de 1994 a 2000. A Piaggio continua fabricando a Vespa, com praticamente o mesmo design de seu lançamento, há quase 70 anos. (Fonte: Tudo de Carro)

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