quarta-feira, 10 de junho de 2015

Foto Memória da Educação do Amapá: Professoras Pioneiras de Macapá

Reproduzo hoje no blog, um registro fotográfico de Ilka Khoury, publicado na página do Memorial Amapá, no Facebook, que é um verdadeiro achado histórico.
Trata-se de uma foto do início dos anos 60, no interior do Grupo Escolar Alexandre Vaz Tavares, em que aparecem nas imagens da esquerda para a direita, as Professoras: Maria do Céu Khoury (mãe da Ilka), Maria Carmelita do Carmo (diretora do Grupo na época), Nely de Lima Redig e Raimunda Façanha. 
Pegando o gancho nos comentários, completamos as informações sobre cada uma dessas pioneiras do magistério amapaense: 
A professora Maria do Céu Khoury foi professora no Alexandre, na escola paroquial Padre Dário e no Ginásio Feminino de Macapá. Reside em Belém/PA. 
Professora Carmelita(falecida) foi a primeira Diretora do Alexandre Vaz Tavares, depois dirigiu também o Barão do Rio Branco e a Escola Paroquial São José. 
A professora Nely Redig foi professora e Vice-Diretora do Alexandre. Reside em Belém/PA. 
A professora Raimunda Façanha(falecida), também lecionou no Alexandre. Foi esposa do Cabo Velho e era irmã da Professora Delzuite Façanha da Silva - viúva do professor Mário Quirino da Silva.
(Fonte: Memorial Amapá - Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...