quarta-feira, 8 de julho de 2015

Foto Memória de Macapá: Antigo casarão da Primeira Biblioteca Pública de Macapá

Na Foto Memória de hoje, estamos trazendo um registro histórico arquitetônico de nossa Macapá antiga. 
Publicada inicialmente no blog do amigo arquiteto Jose Alberto Tostes, e, recentemente, postada na página do Instituto Memorial Amapá, pela amiga Rita Goebal
Trata-se da imagem raríssima de um casarão antigo de Macapá, de antes do período territorial. 
Como não conseguimos identificar o imóvel, recorremos à ajuda do amigo e historiador Nilson Montoril, que gentilmente, nos enviou o seguinte texto: 
"A cerca de madeira separava esse casarão do prédio da Intendência Municipal. Entre os dois imóveis passava um valão, que escoava a água da chuva caída na Rua Siqueira Campos e Avenida Independência. O valão cortava o Beco do Sambariri, atual Passagem Abraham Peres, e seguia no rumo do Igarapé da Fortaleza. No casarão funcionou A Prefeitura de Segurança, assim chamada antigamente a Delegacia de Polícia. 
Prédio no detalhe, ao lado da Intendência
Na fase do Território do Amapá o casarão abrigou as lojas "A Barateira", do Hamilton Silva e "Casa Olímpia", pertencente a Raimundo Pessoa Borges, o Marituba. Também serviu de sede para a Biblioteca Pública de Macapá." (Nilson Montoril)

Resumo Histórico - Sua origem remonta à Biblioteca que foi instalada em uma casa particular com um acervo doado pelo Dr. Acylino de Leão (1888-1950), médico, político e acadêmico da APL e outras obras referentes ao Estado do Amapá. Esta casa ficava na Rua Mário Cruz, ao lado da Intendência de Macapá, hoje transformada em Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva. Isto quando o Amapá pertencia ao Estado do Pará. (Do blog da APES)

(Fonte: blog de José Alberto Tostes via Instituto Memorial Amapá)

Um comentário:

  1. Não parece ser o mesmo prédio. Nota-se diferenças nas colunas, orifícios no alto da parede frontal. Luiz Neto

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...