segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Luto no Futebol do Amapá: Morre em São Paulo, Joaquim Silva dos Santos, o Joca

Joaquim Silva dos Santos, o Joca, de 71 anos, faleceu na tarde deste domingo(01/08), na cidade de Barretos, interior de São Paulo, onde há dois anos, encontrava-se hospitalizado lutando contra um câncer no estômago. Iria completar 72 anos dia 10 de outubro. 
Casado com Dulcineia Barata, gerou os filhos Ulisses, Michel e Eline, todos formados, inclusive um em medicina (Ulisses). 
Joca, que era Administrador e Contabilista, trabalhou na extinta Legião Brasileira de Assistência - LBA, prestou serviços ao Governo do Amapá, onde exerceu o cargo de Secretário de Finanças do Amapá e estava aposentado recentemente, quando a doença se manifestou.
O corpo do ex-jogador do Juventus, São José, e Seleção Amapaense, será trasladado para Macapá, onde será sepultado na terça-feira(04), informou Carlos, um de seus irmãos.
Na foto, de 1963, Joca (agachado), (segundo da esquerda para a direita) aparece numa das primeiras formações do Juventus Esporte Clube, que foi uma das suas paixões no futebol amapaense, onde brilhou como artilheiro, centroavante de chute forte jogando com Jangito, Biló, Tico-Tico, Timbó e outros, além dos nomes que estão nesse registro, como Enildo, Moacir Banhos, Praxedes, Magalhães, Círio, José Maria Franco, Zé Elson, Mocinho e Zé Marques.
Nossas condolências à família.

Fonte: (Informações colhidas no blog do amigo João Silva
e com o jornalista José Machado)

Atualização: (04/08 às 11h30)
            
“Familiares de Joaquim Silva dos Santos, o Joca, informaram que  corpo do Joca, está previsto pra chega a Macapá as 18h30 desta terça-feira (04/08), em vôo doméstico e será velado na sede da Sociedade Esportiva e Recreativa  São José, na avenida vereador José Tupinambá, antiga Nações Unidas. O São José, foi o último clube onde jogou. O sepultamento acontecerá amanhã dia 5 do corrente, as 10h no cemitério de Nossa Senhora da Conceição, na rua Eliezer Levy –centro.” De Macapá - José Machado, (via e-mail), especial para o “Porta-Retrato”.

Um comentário:

  1. Lamento Joca..amigo com o qual fundamos uma republica de estudantes em Be.Pa. de 1968 ate final de 1975.
    mais os saudosos Jose Verissimo...e o Ivo Pinho( locutor esportivo.) Barbosa... e amigos ainda na luta Alipio Oliveira Santos...Jacy Pena Amanajas... em 2004 lancei um livro de poemas chamado Thybum no qual poemas tem nomes de amigos.O Joca foi -Verniz-.Transcrevo.

    JOCA É QUEM CHAMA, BOCA CHEIA DE ESTORIAS. PARABOLAS, E FRASES EM INGLES.
    CHAMA. PARA QUE EU VEJA A TARDE.
    LARGO O COMPASSO COM QUE TRAÇO A SORTE.E DERRAMO VERSOS SOB A MESA, ENTRE OS PÉS E O PÉ.
    SOBRE ELES, O COTOVELO, O DESCASCADO, O MANCHADO, E O SEM VERNIZ.
    NUNCA MAIS FAREI A MESMA TRILHA PARA IR A BILHA, BEBER A SEDE, E DE LÁ VER A TARDE.
    MUDARAM AS COORDENADAS, A LONGITUDE, E A LATITUDE.
    APODRECERAM AS ASAS COM QUE FIZ O VÔO, A SEDE COM QUE FUI A BILHA, E A TRILHA COM QUE FUI A TARDE.

    LUIZ JORGE.

    ResponderExcluir

UM PIONEIRO DO AMAPÁ > JOSÉ OTÁVIO MAIA (in memoriam)

] Nossa homenagem póstuma a um dos Pioneiros do Amapá. JOSÉ OTÁVIO MAIA um dos Pioneiros do Amapá , nasceu em Fortaleza, Ceará em 19 de j...