quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Foto Memoria da Educação do Amapá: COLÉGIO SANTA BARTOLOMEA CAPITANIO

Em 1959, a Madre Geral Constantina Baldinucci, em visita ao então Território Federal do Amapá, apresentou um projeto para implantação de um centro de formação de professores. 
A ideia vingou e, dois anos depois, em março de 1961, começaram as aulas do Curso Primário; em 1º de abril, as aulas do Curso Normal Regional; e no dia 2 de maio, as aulas do Curso Ginasial, no prédio de propriedade da Associação Cultural Nossa Senhora Menina, que recebeu o nome de Ginásio Santa Bartolomea Capitanio.   
Em 1980, passou a chamar-se Escola de 1º Grau Santa Bartolomea Capitanio em substituição ao Ginásio. Em 1993, a Escola recebeu a implantação do 2º segmento do 1º Grau, de modo gradativo e, em 1996, de Associação Cultural Nossa Senhora Menina, a Escola de 1 ° Grau Santa Bartolomea Capitanio passou a denominar-se Colégio Santa Bartolomea Capitanio. Em 1997, foi implantado o Ensino Médio.
Ao longo de sua história merecem destaques as irmãs que, na condição de Diretoras, deixaram e continuam deixando marcas profundas de dedicação e idealismo pedagógico-cristão: Irmã Ana Maria Maltese (1961-1965), Irma Bernadete Coelho (1961-1995), Irmã Nelizia Pereira Colares (1995-2015) e, a partir de setembro de 2015, Irmã Zita Rubin.
Ao longo de mais de meio século de história, a filosofia do Colégio continua a mesma:  transformar o educando em sujeito do próprio desenvolvimento e do desenvolvimento social.
O carisma de Bartolomea e o testemunho de irmãs, professores, alunos e ex-alunos é a prova da força transformadora daquele educandário.
Fonte consultada: http://www.bartolomea.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...