sábado, 3 de setembro de 2016

Foto Memória de Macapá: O Pioneiro PAULO PEREIRA TORRES

Nascido em 6 de junho de 1921, no Rio de Janeiro, Paulo Pereira Torres chegou ao Amapá em 1945 para trabalhar no então recém-criado Território Federal do Amapá.
Trabalhou junto ao IBGE em expedições pelo interior para levantar dados geográficos a assim ajudar na criação e demarcação dos primeiros municípios.
Casou-se em 1948 com a afuaense Edy Coutinho Gonçalves, com quem formou família enraizada em solo amapaense.
O grande trabalho feito no Governo o levou à Icomi, que estava se instalando no Amapá. Trabalhou nos projetos de construção das Vilas de Serra do Navio e da Vila Amazonas. Foram quase 20 anos de serviços prestados.
Nos últimos anos de Icomi, Paulo Torres ficou responsável pelo setor de abastecimento de gêneros alimentícios da empresa em Serra do Navio e na Vila Amazonas, Santana. Esta experiência despertou um espirito empreendedor.
No início da década de 1970, juntamente com o Francisco Adail de Lima e Jurandir Lavor Benigno, criou a ACREL, que terceirizou o abastecimento de gêneros alimentícios da Icomi e também atendeu a população, um dos primeiros supermercados do Amapá tal como os moldes atuais, localizado na esquina da Jovino Dinoá com Feliciano Coelho.
Os negócios foram vendidos ainda em meados da década de 1970, quando decidiu curtir a aposentadoria em Belém do Pará.
Paulo Pereira Torres ainda voltaria ao Amapá no início dos anos 1990, onde viveu até 2006, quando faleceu aos 84 anos.
Fonte: Texto e informações de Paulo Torres Filho, via WhatsApp, a quem agradecemos a deferência.

Um comentário:

  1. Acho que a pessoa atrás do Leonidas Platon é o meu pai Alvaro Vasques, era muito amigo do Platon, que era meu padrinho, meu nome é Geraldo, filho mais novo

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...