quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Foto Memória da Aviação do Amapá: Piloto Hamilton Henrique da Silva

O Piloto Hamilton Henrique da Silva nasceu em Macapá, no dia 9 de julho de 1925.
Estudou na Escola Municipal com a professora Raimunda Mendes Coutinho (Guita) e concluiu seus estudos no Colégio Amapaense, em Macapá. 
Integrou a primeira turma da Escola de Pilotos Civis do Aeroclube de Macapá e  foi brevetado em 1956.
Ingressou no quadro de funcionários do ex-Território Federal do Amapá, na função de piloto de aeronaves.  
Era casado com a Sra. Maria Perpétua de Souza, com quem teve quatro filhos: Maria Heliete, Mário Hélio, Mário Hilton e Mary Heliete. 
A sua morte ocorreu no dia 21 de janeiro de 1958, vítima de acidente aéreo na localidade de Macacoari, trazendo como passageiros o Dr. Coaracy Nunes, Deputado Federal pelo Amapá, e seu Suplente Dr. Hildemar Pimentel Maia.








Hamilton Silva tem mausoléu (uma asa com manche) no Cemitério de N. S. da Conceição, no Centro de Macapá, localizado atrás da Nova Catedral.
Ele teve seu nome perpetuado numa das principais ruas de capital amapaense.













Fonte: Dados extraídos do livro "Personagens Ilustres do Amapá", vol. I, de Coaracy Barbosa, edição de 1997.
( Última atualização em  06/11/2016 )

9 comentários:

  1. Alo, João Lázaro:
    Em homenagem a eles (não me lembro de quem foi a iniciativa), a atual Praça da Bandeira foi batizada com o nome de Praça da Saudade. Na época, havia um caminho em frente ao Colégio Amapaense que cortava a "praça", pegava um trecho da Eliezer Levy e chegava-se à atual av. FAB. Alguém aí em Macapá deve ter uma foto antiga da praça. Posteriormente, um dos generais-governadores (não me lembro qual, se o Luiz Mendes da Silva ou o Ivanhoé Gonçalves Martins) rebatizou-a de Praça da Bandeira.
    Abraços,
    Aloisio Cantuária
    aloisiocantuaria@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Aluizio, o primeiro nome desta praça foi Da Saudade.
    Também não me lembro quem foi que trocou o nome.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Na ex-Praça da Saudade em seu ângulo sudeste ( esquina da G. Rondon com a Iracema C. Nunes, foi construído um monumento funerário em honra do Dep. Caoracy Nunes, que virou motivo de piada.O G. Luis Mendes da Silva, mandou derrubá-lo a picaretas e mudou o nome da praça. Mandou limpar o local contruiu uma pequena calçada em forma de estrela bem no centro com um mastro para a bandeira nacional. Lázaro, o meu nome está quase
    sumido. Preciso usar óculos para localizá-lo.O que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  4. Nossa fiquei surpresa com uma das fotos do meu Avô... Esta eu não tenho... A foto que me recordo é uma com os filhos. Meu pai (ja falecido) é o Mario Hilton Henrique da Silva (Bola). Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Luana silva
    Heliane Silva deixe seu email do orkut quero lhe adiciona.
    sou filha de Mario Hélio

    ResponderExcluir
  6. Eu era pequena e lembro bem do falecimento do piloto. A família morava perto da minha casa e eu era amiga da Heliete e do Helio. A mãe deles ficou em uma situação difícil após a morte dele, com os filhos para criar. Nossas famílias eram amigas. Sarah Zagury

    ResponderExcluir
  7. Oi Heliane, que bom te ler, eu tambem nao conhecia essa foto. Espero que vocês estejam bem, beijus e abraços fortes da França.

    Paloma (filha da Mary)

    ResponderExcluir
  8. Olá me chamo camila, estou a procura de uma amiga da minha mãe cujo o nome é idêntico ao da sua mãe , elas se conheceram a uns 30 anos atrás, sua mãe trabalhou em BH/MG?

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, esta foto pertencia à minha mãe Cilena da Silva Matos que era a primeira filha da senhora Athanázia Félix da Silva. Depois de casada ela viveu em Fortaleza/CE. Mudou-se para o Rio de Janeir, em 1967, cidade aonde faleceu em 29/05/2008. Abraços a todos!

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...