quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Foto Memória: Jornaleiro Antônio dos Santos de Melo, "Velho Melo"

A Foto Memória de hoje, relembra a figura deste homem simples, que foi um dos primeiros distribuidores de jornais de outros estados, em Macapá.
Trata-se de Antônio dos Santos de Melo, ou simplesmente “Velho Melo”, como era popularmente conhecido em Macapá; chegou por lá, entre 1953 e 1954, proveniente da cidade de Cametá, no Pará, onde nasceu filho de Jó dos Santos Melo e Raimunda do Espírito Santo, no dia 25 de dezembro de 1925, fixando-se na Avenida General Gurjão, nº 244, “de onde só saiu morto, (...)”, conta Benedito Melo, um dos seus filhos adotivos.
Antônio Melo ou Velho Melo foi casado com a senhora Mercedes Furtado de Vasconcelos e os dois, na impossibilidade de terem filhos biológicos, criaram vários filhos adotivos, crianças que precisavam de um lar, pessoas que educaram e encaminharam na vida, dentre eles Benedito Melo, ex-bancário, escrivão de polícia, atleta, funcionário público; Getúlio Albuquerque de Oliveira, pedagogo aposentado do Estado e Miguel Furtado, professor de filosofia e língua italiana.
Velho Melo, que foi militante político no Pará antes de trocar Cametá por Macapá, era muito amigo do gerente da Cruzeiro do Sul em Belém do Pará, Raimundo Lima, através de quem obteve a representação de A Folha do Norte, A Província do Pará e a Vespertina; mais adiante trouxe também para Macapá a representação das revistas Manchete, O Cruzeiro e da Loteria Federal.
Por muitos anos a distribuição de jornais e revistas em Macapá e a venda de bilhetes da Loteria Federal foi lucrativa, pois na época não havia bancas de revista, internet e televisão, a concorrência era pouca; quebrava um galho danado, para lembrar o trabalho do pequeno jornaleiro. A cidade vivia de olho grudado no céu à espera da chegada da Cruzeiro Sul trazendo os bilhetes da sorte para quem jogava na Loteria Federal e as revistas com a informações que todos queriam saber.
Quantos garotos pobres tiveram que começar a trabalhar mais cedo na venda de jornais e revistas pelas ruas e Avenidas da nossa cidade, época em que a informação era levada pela mão do menino jornaleiro, que no final da manhã levava um pouco para casa para ajudar no sustento da família?
Confira alguns ex-jornaleiros ilustres: os Milhomen – Evandro e Wal Milhomen, Norberto Tavares, Ronaldo, Paulo Sérgio Picanço, Sérgio Menezes, Wagner Gomes, Gurgelzinho, Herminio Gurgel, José Maria Menezes, Bonifácio Alves, Lismar Barbosa, Adelmo Ramalho e outros tantos, portanto médicos, tenente da PM, sociólogo, cantor e compositor, advogados, radialistas, administrador, um ex-funcionário público e jogador de futebol já falecido, gente que se virou nos trinta para chegar aonde chegou.
A título de curiosidade, Antônio Melo, foi um dos primeiros presos do Golpe Militar de 64 no Amapá por razões que nem ele sabia; passou uma semana preso na Fortaleza de Macapá; foi socorrido e libertado, na época, pelo advogado paraense José Carlos Castro, que era cametaense e sensibilizou-se com a situação do seu conterrâneo.
Depoimentos de gente próxima garantem que Antônio Melo era um homem simples, mas de grande sensibilidade, e foi músico em Cametá antes de vir para Macapá, tanto que criou por lá a primeira “Jazz Band” do Pará, que se chamava “Poeira”. Antônio dos Santos Melo, o “Velho Melo”, faleceu no dia 15 de janeiro de 1988 em Macapá e foi sepultado no Cemitério de Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade.
Texto original, publicado na íntegra, no blog do jornalista, radialista e blogueiro amapaense João Silva, em 15 de maio de 2015. 
E, com a devida licença do autor, foi adaptado para publicação no blog “Porta-Retrato”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...