domingo, 20 de agosto de 2017

Foto Memória da Aviação do Amapá: Avião da FAB no Primeiro Campo de Pouso da cidade

Clique na imagem para ampliá-la e ver detalhes
Nesta foto da década de 40 do século passado, vemos imagens de populares e estudantes, em volta de uma aeronave Douglas DC-3 da Força Aérea Brasileira, no primeiro campo de pouso de Macapá.
O Douglas DC-3 é um antigo avião bimotor para uso civil, que revolucionou o transporte de passageiros nas décadas de 1930 e 1940.
Imagem extraída do “Macapá Querida”, álbum com fotos históricas de Macapá, publicado em 2010 pelo Governo do Estado do Amapá e editado pelo Museu Histórico “Joaquim Caetano da Silva”.
O referido álbum que enfoca a evolução urbana da cidade de Macapá, é composto por fotografias do acervo do Museu Histórico do Amapá “Joaquim Caetano da Silva” e de particulares, a partir de 1907 a 1970, com a finalidade de salvaguardar parte da história documentada do município, haja vista a escassez de informações e imensa lacuna no processo de formação da sociedade amapaense.
Resumo Histórica - O primeiro “Campo de Pouso” de Macapá, foi construído no final da década de 30, no local onde hoje encontra-se a Av. FAB, mais precisamente entre as ruas Major Eliezer Levy e Odilardo Silva.
A pista de pouso estendia-se, aproximadamente, de onde está a Rua Leopoldo Machado, passava onde é o prédio da Prefeitura, prolongando-se até a antiga sede do IRDA, hoje uma escola particular, ao lado da Caixa Econômica, na Av. Iracema Carvão Nunes.
No ano de 1956, por motivo de segurança, foi construído um novo aeroporto, cerca de 3 Km distante do centro da cidade, onde encontra-se o atual Aeroporto Internacional de Macapá-Alberto Alcolumbre construído pela COMARA – Comissão de Aeroportos da Região Amazônica.
Em 1958, ocorreu a transferência das atividades aeroportuárias do campo de pouso então existente na Avenida FAB para a atual base do Aeroporto Internacional de Macapá. (Infraero)
 (Fonte: Album "Macapá Querida"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...