sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Foto Memória de Macapá: Bairro do Buritizal, em formação

Este registro histórico raro, foi postado no Facebook pelo meu amigo Rogério Castelo. (*)
(Foto: Reprodução em p/b do livro “A Igreja dos Pobres”)
Trata-se de uma foto (em preto e branco, alterada pelo blog) do Bairro do Buritizal em 1976, do acervo pessoal do Pe. Luís Carlini, publicada no livro "A Igreja dos Pobres", de Walbi Pimentel, 2016.
Buritizal é um bairro do município de Macapá, capital do estado do Amapá.
A consolidação do bairro teve início na década de 1960, quando a Zona Sul de Macapá passava por um considerável desenvolvimento demográfico e territorial, tendo o bairro passado por um novo processo de expansão por volta de 1985.(Wikipédia)
(*)“Rogério Castelo tem prestado um relevante trabalho para a preservação da nossa história e da nossa literatura. Desenvolvendo suas atividades na Biblioteca da Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) do Amapá, ele não se limita apenas ao seu trabalho burocrático e vai muito além, coletando, digitalizando e compartilhando livros, documentos, revistas e fotos. Discreto, sem vaidade com essa importante atividade, ele é um dos pioneiros a encarar o árduo trabalho de digitalização de obras produzidas no Amapá ou que versem sobre o Estado. Seu acervo cresce a cada dia e ele já se tornou uma figura de referência para muitos pesquisadores. (Paulo Tarso Barros -  poeta, escritor e editor, Presidente da Associação Amapaense de Escritores – APES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...