domingo, 22 de outubro de 2017

Foto Memória da Política Amapaense: Reunião do Dr. Amilcar Pereira com as lideranças políticas do Amapá

O amigo jornalista Ernani Marinho, pública em sua página no Facebook, foto rara de um momento histórico da política do Amapá.
O fato já foi noticiado pelo Porta-Retrato, em 2011, num post anterior ilustrado com uma foto enviada ao blog pelo jornalista Elson Martins.
Aproveitando a oportunidade da publicação dessa nova foto, voltamos ao assunto com mais detalhes narrados pelo próprio Ernani, de como tudo aconteceu:
Resumo Histórico: Janary Nunes e Amilcar Pereira, desde a instalação do Território Federal do Amapá, sempre navegaram os mesmos rios e igarapés, no mesmo barco, sob o comando do primeiro.
Amilcar era o grande nome da confiança do governador. Começou como chefe do Posto Médico do Oiapoque, de onde foi levado a Macapá para comandar o Posto de Puericultura, jóia da primeira dama, indo logo a seguir dirigir a Divisão de Saúde (seria hoje a Secretaria ). Logo depois virou Secretário Geral, com a saída de Raul Waldez, e com a ida de Janary para a Petrobrás, tornou-se governador.
O acidente que vitimou o deputado federal Coaracy Nunes e o seu suplente Hildemar Maia, provocou nova eleição no Amapá, com Amilcar Pereira deixando o governo para se eleger o novo deputado amapaense.
Quando Amilcar deveria renovar o seu mandato, Janary, já fora da Petrobrás e da embaixada da Turquia, reivindicou para si, pela sua liderança, a condição de candidato natural, com o que não concordou Amilcar e o seu novo líder, o governador Raul Waldez, que fora o primeiro Secretário Geral da era janarista. E aí aconteceu o inevitável: o rompimento Janary x Raul Waldez/Amilcar. 
Postas as duas candidaturas (Janary x Amilcar), estabeleceu-se, em 1962, uma campanha política duríssima que o Amapá jamais conhecera.
Sacramentado o rompimento e postas as candidaturas, os candidatos passaram a buscar apoio, como na foto abaixo, com o deputado Amilcar Pereira reunido com lideranças estudantis."
"A partir da esquerda, de costas Haroldo Franco, presidente da UECSA; ao lado dele o José Mendes  Machado que era conhecido como Machadinho, seguido do Ernani Marinho e o saudoso Guioberto Alves, secretário geral e diretor de esportes da UECSA, respectivamente, e logo depois do deputado, de óculos, José Aldeobaldo Andrade, do Grêmio Acelino de Leão, da Escola Técnica de Comércio, e João Moreira, presidente do Grêmio Ruy Barbosa, do Colégio Amapaense.
A reunião, foi na residência do prefeito Otávio Oliveira, nomeado por Raul Montero Valdez, então governador do  TFA, na época.
A antiga casa do Prefeito, situava-se num prédio na esquina da Rua Eliezer Levy com Mendonça Furtado, ao lado do Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no  Centro de Macapá.
O prefeito era o Otávio Oliveira e o Machado administrava a residência.
Não aparecem nessa foto o Carlos Nilson Costa, Nestlerino Valente e Arthur Raphael que estavam na reunião."
Na foto abaixo temos uma visão geral de todos os participantes da reunião com o candidato Amilcar Pereira:
Da esquerda para a direita: Nestlerino Valente, Guioberto Alves, Isnard Lima, Guilherme Jarbas, João Moreira(atrás), Carlos Nilson, Ernani Marinho, Aldeobaldo, Deputado Amilcar Pereira, Nazaré Guedes (atrás do Dr. Amilcar Pereira), Haroldo Franco, Prefeito Otávio Oliveira, professor Nogueira(atrás) e Elson Martins e a moça sentada à frente dessa turma: Sônia Costa (irmã do Carlos Nilson).
Haroldo Franco  (presidente), Guilherme Jarbas (vice-presidente), Ernani Marinho (secretário-geral), José Aldeobaldo Andrade (primeiro secretário), Guioberto Alves (segundo secretário) e Carlos Nilson (diretor Cultural) compunham a diretoria da UECSA. João Moreira era presidente do Gremio Ruy Barbosa, do Colégio Amapaense, Isnard Lima, presidente do Gremio Barão do Rio Branco, do IETA, e Elson Martins e Nestlerino Valente comandavam os jornais Lider (da UECSA) e Castelo (do Colégio Amapaense. (Ernani Marinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...