sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Foto Memória de Macapá: Um recital com a professora Altair Machado de Almeida e o violinista Hernani Victor Guedes

Na Foto Memória, de hoje - dos arquivos do casal Derossy & Lúcia Araújo - temos o registro de um recital com a professora Altair Machado de Almeida, ao piano, e o renomado violinista Hernani Victor Guedes, que aconteceu na década dos anos 1950, no Cine Teatro Territorial, em Macapá.
Professora Altair Machado de Almeida, foi uma consagrada pianista amazonense, com passagens marcantes pelos teatros da Amazônia e professora no Conservatório Amapaense de Música, por 25 anos, lamentavelmente já falecida. Era esposa do coronel Luiz Ribeiro de Almeida, que completou 100 anos dia 8 de dezembro, passado.
Ernani Vitor Guedes, viveu em Macapá até os 98 anos de idade, a maior parte deles, dedicados ao Amapá. O renomado músico, de muitos méritos, natural de Cametá - Pará, farmacêutico de profissão, chegou ao Amapá em 1950, aos 26 anos, para trabalhar no Hospital Geral de Macapá, carregando consigo seu inseparável violino. Nas horas de folga, ajudava seu pai - o farmaceutico Bruno - na Farmácia Macapá, localizada na rua São José, entre as avenidas Presidente Vargas e Coriolano Jucá.
Por volta de 1963, formou o grupo “Os Mocambos”. Em 1968 o grupo gravou um LP com 6 músicas autorais e 6 marabaixos.
Hernani Victor, foi integrante como primeiro violino da Orquestra Primavera e realizou apresentações em shows institucionais e particulares.
Hernani Victor Guedes, faleceu dia 31 de julho de 2022, em Belém do Pará. (Atualização em 01/08/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...