"Na década de 60, o pioneiro Jesus Nunez Perez, nascido em 06 de maio de 1925, em Salceda de Caselas, Espanha, chegou ao Território Federal do Amapá, trazendo na bagagem muitas pinturas, desenhos, fotografias e imagens sacras."
(Foto: Reprodução/album da família Nunez)
"Ele não conhecia bem a região mas acreditava na potencialidade da mesma e estava disposto a enfrentar todos os desafios, juntamente com a sua esposa e filhos.
A empresa Nunez & Nunez Ltda., fundada em sociedade com a dona Maria Cassiana - sua esposa - que tinha por nome fantasia Real Artes e Pinturas, passou a comercializar também utilidades para o lar, pelo antigo mas eficiente método porta à porta."
(Foto: Reprodução/album da família Nunez)
"O pagamento era dividido em suaves prestações mensais e o controle, através do velho e tradicional caderno de notas. Em maio de 1979 o Sr. Jesus faleceu e Dona Maria Cassiana e seus filhos passaram a administrar a empresa com o apoio do tio, Alexandre Nunez Perez, dando assim continuidade aos negócios da família.
Em 1980, a matriarca também veio a falecer deixando aos filhos a tarefa de gerir os negócios da família.
O primeiro propósito, dos irmãos Nunez, Jaime, Higínio e Líter era saldar as dívidas e honrar os compromissos da família com fornecedores e bancos, só depois encerrariam a firma.
Em 18 de fevereiro de 1981, Jaime Nunes fundou a J. D. Nunes, cujo nome fantasia é “A Domestilar”. Seu objetivo era a venda de utilidades para o lar, eletrodomésticos e móveis.
A empresa ocupava duas salas alugadas na Av. Coaracy Nunes, esquina com a rua São José e contava com a colaboração de seis funcionários. E a palavra de ordem era trabalhar para quitar todo o débito ainda existente.
O trabalho intenso e produtivo resultou na quitação dos débitos junto aos fornecedores e bancos, além da preservação do patrimônio.
Mas a empresa queria crescer e buscava novos objetivos. Em 1984 foi inaugurada a primeira loja, no mesmo prédio onde também funcionava seu escritório.
Em 1988 o Amapá passou de território a estado, o que ocasionou uma grande mudança no quadro econômico e social, surgindo melhores perspectivas de crescimento.
Em consequência dessas modificações a Domestilar ampliou suas instalações.
Ao final de 1989 foi construído o primeiro depósito no bairro do Buritizal; a empresa contava então com 18 colaboradores e a única loja já não conseguia atender mais a demanda de consumidores, sendo necessário que se dividisse o prédio do depósito para abrigar a primeira filial: A Domestilar – Filial Buritizal.
Em 1990, com 23 colaboradores a Domestilar abriu a sua segunda filial, na esquina da rua São José com a Av. Antônio Coelho de Carvalho, a Filial Centro.
No ano seguinte eram mais de 60 colaboradores trabalhando nas três lojas.
Isso exigiu ainda mais modernização nas instalações da empresa, além da informatização, do treinamento e contínuo aperfeiçoamento de pessoal.
Modernos sistemas administrativos foram implantados, passando a ser os principais instrumentos para agilizar o atendimento, garantindo assim a satisfação do cliente.
Com esses investimentos a empresa conquistou uma clientela ainda maior, não só da capital como também do município de Santana.
Para atender esses consumidores, a Domestilar inaugurou a sua quarta filial naquele município. Na mesma época foram adquiridos novos veículos para que o processo de entrega de mercadorias passasse a ser ainda mais ágil.
Já com quatro lojas e dois depósitos era necessária a criação de uma estrutura de porte para nela dispor os diversos setores da administração.
Para isso foi reformado o andar superior do prédio onde funciona a loja matriz e a Domestilar ganhou o seu centro administrativo.
Essas ações serviram para estabelecer um novo rítmo na empresa, onde os seus colaboradores sempre foram considerados como peça importantíssima desse processo.
Para melhor aproveitar e adequar suas potencialidades a empresa criou o Setor de Recursos Humanos, que passou a cuidar da seleção, ambientação, treinamento, reciclagens,
avaliação de desempenho e acompanhamento funcional.
Em 1994 foi a vez de investir na criação do Setor de Marketing, para dar apoio à área comercial.
A negociação de verbas promocionais junto a fornecedores, campanhas e promoções ficaram a cargo desse setor, que conta com o apoio de Higínio Nunez, sediado em Belém.
A boa receptividade encontrada pela empresa no mercado local, estimulou os diretores a investirem no construção da 5° filial da Domestllar, um prédio de 4 andares, totalmente climatizado e com muito conforto.
Ao mesmo tempo foram implantados o SAC - Serviço de Assistência ao Cliente, que visa dar suporte a problemas técnicos e à instalação dos produtos comercializados pela empresa e um moderno sistema de rádiotransmissão, para
facilitar a comunicação entre lojas, depósitos e veículos.
Em 1995 foi iniciado um processo de mudanças visando a adequação ao mercado em franca expansão. Foi criada uma nova empresa, a Nunes & Cia. Ltda. uma sociedade integrada pelos irmãos Jaime, Líter e Adelino, com o mesmo nome fantasia – A Domestilar.
Na visão da jovem diretoria, competência funcional, seriedade, promoções conjuntas com fornecedores e campanhas de venda, aliadas ao senso de criatividade e crença no futuro do Amapá, se transformaram em resultados benéficos para a empresa e para seus clientes. Esse foi e é o segredo do sucesso e do crescimento contínuo que fêz com que, ao final de 96 a Domestilar inaugurasse a 6° filial (Super Lojão), uma loja com localização estratégica, dentro dos mais modernos conceitos de venda no ramo de eletro-domésticos, móveis e eletroeletrônicos, com uma equipe de profissionais treinados para melhor atender à clientela, e grande variedade de produtos nacionais e importados.
Em 1997 foi concluída a reforma na loja Matriz e em 98, a loja de Santana foi reformada passando a obedecer um único lay-out, totalmente climatizada, para propiciar maior conforto e bem-estar aos clientes."
(Foto: Reprodução/album da família Nunez)
"Os sonhos e objetivos de Jesus Nunez Perez e de Maria Cassiana continuam vivos ainda hoje, dentro de toda a rede Domestilar, que acredita ser possível crescer com o Amapá, com a sua gente."
(Matéria reproduzida do Boletim Domestilar nº 26 edição de julho-agosto e setembro de 2000 - Publicação especial produzida pelo Setor de Marketing da rede Domestilar-Macapá-AP)
( Apoio e contribuição da amiga Rosângela Rabelo Cruz )