domingo, 14 de junho de 2015

Álbum de Memória: Dr. Armando Limeira de Andrade - Família Reunida!

(Foto: Reprodução de livro)
O Pioneiro Armando Limeira de Andrade nasceu no Município de Amapá, no dia 19 de maio de 1911, filho de Noé Xavier de Andrade e D. Maria Limeira Andrade, comerciantes, fazendeiros e família de respeitável liderança na região.
Cedo foi estudar em Belém, fazendo o curso primário no Instituto Poliglótico Rui Barbosa, o secundário no Colégio Nazaré e o Curso Superior na Faculdade de Odontologia da Universidade do Pará, recebendo o diploma de odontólogo no ano de 1932.
Retornou para a cidade do Amapá, sua terra natal, onde montou o seu gabinete, passando a exercer a profissão de dentista autônomo. Com a criação do Território Federal do Amapá, aceitou o convite do governo e passou a trabalhar no Posto Médico daquela cidade.
Participou de campanhas de higiene bucal, visitando as comunidades, integrando-se às caravanas médico-odontológicas no interior do Território. Em 1957 foi transferido para o Hospital Geral de Macapá e nesse mesmo ano a Diretoria do Centro de Estudos "Dr. Lélio Silva" lhe conferiu o Diploma de Sócio Efetivo.
Participou do 1º Congresso Nortista de Odontologia realizado em Macapá, no ano de 1958. Foi pioneiro do SESI onde trabalhou no período de 1960 a 1964 e 1970 a 1973, exercendo a chefia dos Serviços de Higiene Dentária.
Em 1964 recebeu o diploma de Honra ao Mérito por seus trabalhos relevantes como o "melhor dentista do ano" e foi homenageado pela Câmara de Vereadores do Município de Amapá.
Fazia parte do Lions Clube de Macapá; era sócio do Vera Cruz Esporte Clube no Amapá, do Trem Desportivo Clube em Macapá, do Aeroclube de Macapá, participando de suas diretorias.
Em Belém, quando acadêmico, foi atleta de natação e remo pelo Paisandu Esporte Clube.
Em 1978 participou do Curso Intensivo de Pré-Câncer e Câncer da boca, patrocinado pelo Ministério da Saúde.
Contribuição dos amigos Asdrúbal e Deuzuite
Casou-se com a jovem Emília Del'Castillo
Andrade que lhe deu os filhos Emanuel, Maria Emília, Maria Lúcia, Asdrúbal, Elias, Paulo Armando, Ana Bárbara, Vitória Régia e Moema. Emanuel e Elias faleceram, ainda bebês.
 Foto tirada provavelmente entre 1956/1957,  na sala da residência do Dr. Armando
e Dona Emília, 
na    Av. Iracema Carvão Nunes, em Macapá.
Informação de Márçio Andrade.
Sentados ao sofá Dona Emília e Dr. Armando Andrade(falecidos); da esquerda para a direita, em pé: Vitória Régia, mora em Taubaté/SP; Asdrúbal, vive em Sobradinho/DF;  Ana Bárbara, mora em Brasília/DF, Maria Emília, no Rio de Janeiro; Maria Lúcia, em Campinas/SP; Paulo Armando, vive em João Pessoa/PB  e Moema, em Belém/PA.
Dr. Armando Andrade, aposentou-se no dia 20 de fevereiro de 1981 e veio a falecer no dia 26 de abril de 1993.
Dr. Armando de Limeira Andrade foi um grande nome na história do Amapá.
(Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. II, de Coaracy Barbosa - edição 1998).

(Post publicado originalmente em 5 de maio de 2011, repaginado em 14 de junho de 2015 e reeditada com atualizações)

SOBRE DONA EMILIA: "Dona Emilia,prestou relevantes serviços à Educação nas cidades de Amapá e Macapá. 
Era uma pessoa maravilhosa e muito amiga.
Educada, compreensiva, tranquila, uma perfeita anfitriã.
Esposa dedicada, fez do magistério e da educação dos filhos, sua verdadeira razão de ser.
Nasceu no dia 28 de maio de 1916, na cidade de Amapá e faleceu em 30 de janeiro de 2010, em Brasília/DF" (Depoimento de sua nora Deuzuite Andasse, casada com Asdrúbal Andrade.)

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Foto Memória da Educação do Amapá: Professoras Pioneiras de Macapá

Reproduzo hoje no blog, um registro fotográfico de Ilka Khoury, publicado na página do Memorial Amapá, no Facebook, que é um verdadeiro achado histórico.
Trata-se de uma foto do início dos anos 60, no interior do Grupo Escolar Alexandre Vaz Tavares, em que aparecem nas imagens da esquerda para a direita, as Professoras: Maria do Céu Khoury (mãe da Ilka), Maria Carmelita do Carmo (diretora do Grupo na época), Nely de Lima Redig e Raimunda Façanha. 
Pegando o gancho nos comentários, completamos as informações sobre cada uma dessas pioneiras do magistério amapaense: 
A professora Maria do Céu Khoury foi professora no Alexandre, na escola paroquial Padre Dário e no Ginásio Feminino de Macapá. Reside em Belém/PA. 
Professora Carmelita(falecida) foi a primeira Diretora do Alexandre Vaz Tavares, depois dirigiu também o Barão do Rio Branco e a Escola Paroquial São José. 
A professora Nely Redig foi professora e Vice-Diretora do Alexandre. Reside em Belém/PA. 
A professora Raimunda Façanha(falecida), também lecionou no Alexandre. Foi esposa do Cabo Velho e era irmã da Professora Delzuite Façanha da Silva - viúva do professor Mário Quirino da Silva.
(Fonte: Memorial Amapá - Facebook)

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Foto Memória da Cidade de Macapá - Velhas e concretas amizades

Esta Foto Memória de hoje, nos foi compartilhada pela amiga Maria Cleia Teixeira Ribeiro Ribeiro, esposa do meu contemporâneo Urivino Bandeira. 
Trata-se de um registro histórico do ano de 1966 na casa do Seu Mundoca (Sr. Raimundo Bezerra), na Av. Coriolado Jucá, em Macapá. 
Os irmãos Maria Cleia, Leóves e Ivone foram passar um domingo com as amigas Bezerra e aproveitaram para registrar a visita, que hoje é relembrada com muitas saudades.
Estão na foto a partir da esquerda: Fátima e Amiraldo Bezerra; Maria Cleia; Arnaldo Bezerra; Ivone, José Leóves; Esmeralda e Graça Bezerra; e mais um jovem que Maria Cleia, ela não lembra o nome, mas presume ser da família Tobelém.  
Se alguém o reconhecer, por favor pode nos ajudar a identificar.
(Ultima atualização às 11 h)

terça-feira, 2 de junho de 2015

Rua Cândido Mendes, em 1950

Para melhor visualização clique na imagem para ampliá-la.
Nesta imagem de 1950, recortada de uma foto, que mostra como era a Rua Cândido Mendes, próximo à antiga doca da Fortaleza, pode-se observar, do lado direito, o sobrado onde funcionou o Rex Hotel. Ao fundo à esquerda aparece a imagem do Frigorífico Municipal. A ponte sobre o Igarapé da Fortaleza, já existia.  
(Imagem: Reprodução / Acervo histórico do Município de Macapá)
Clique na imagem para ampliá-la
Ano 1950 - Aterro da rua Cândido Mendes próximo à Doca da Fortaleza.
Foto original.
(Post originariamente publicado em 01/12/2010)

(Reeditado e repaginado em 02/junho/2015)