Capitão Leão Zagury nasceu em Rabat, no Marrocos, no ano de 1864, e chegou ao Amapá, no ano de 1879, com 15 anos de idade, trazendo mercadorias dos armazéns dos seus conterrâneos e negociando em Macapá, Bailique e Mazagão. 
Dez anos depois de uma vida agitada, montou seu estabelecimento comercial, onde vendia tudo o que lhe oferecesse um lucro. 
Casou-se com a jovem Sarah Roffe(foto), natural de Tânger, Marrocos, filha do abastado comerciante Abrahão Roffe e dessa união nasceram Esther, José, Eliezer, Issac, Syme, Meryan, Abrão, Moisés e Ana. 
Naturalizou-se brasileiro em 13 de outubro de 1904.
  Recebeu a patente de Capitão da Guarda Nacional em 13 de agosto de 1905. 
  D. Sarah, sua esposa, naturalizou-se brasileira em 5 outubro de 1945. 
  O Capitão Leão Zagury teve uma atuação importante em Macapá, formando com os Coronéis Coriolano Jucá, José Serafim Gomes Coelho, José Antônio Siqueira, jornalista Mendonça Júnior do jornal Pinzônia e uma plêiade de ilustres militares. 
Fundou a primeira farmácia com o 1º farmacêutico amapaense, seu filho José Zagury(foto); colaborou com o padre Júlio Maria Lombaerd na fundação da escola infantil, do internato feminino e do teatro. 
  O capitão Leão Zagury faleceu repentinamente no ano de 1931, deixando marcada a sua passagem na história do Amapá, como um homem de bem e um personagem ilustre.
(Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol.  II, de Coaracy Barbosa - edição 1998).   


JOÃO
ResponderExcluirVou compartilhar é a história do meu avó. Obrigada. Sarah
Gostaria de saber se seus decendentes ainda moram no mesmo lugar e tambem sua religiao. obgda. marcia
ResponderExcluir