Laurindo dos Santos Banha - nasceu no dia 17 de janeiro de 1937, filho de Joaquim Laurindo Banha e Isídia Rosa dos Santos Banha. Estudou nos estabelecimentos escolares de Macapá. Com a idade de 12 anos foi trabalhar no comércio de D. Sarah Roffe Zagury, onde permaneceu durante 44 anos, começando como menino de recados, auxiliar de balcão, vendedor, administrador do Bar Central, controlista de vendas da Fábrica do Flip Guaraná, responsável pela Agência da Aviação Aérea Cruzeiro do Sul e do Consórcio da Ford. Transformou-se num empregado de extrema confiança, respondendo pelas atividades da empresa na ausência dos proprietários. Terminou como sócio da firma.
No ano de 1971 foi eleito Vereador do Município de Macapá, renunciando em dezembro do mesmo ano. Participou da fundação da antiga Companhia Amapaense de Telefones, depois Teleamapá, onde exerceu o cargo de Diretor Financeiro e Conselheiro Fiscal. Foi Juiz Classista na junta de Conciliação do Ministério do Trabalho e membro do Conselho Fiscal da CEA. Seu falecimento ocorreu no dia 19 de dezembro de 1988, aos 56 anos de idade, deixando saudosos sua esposa D. Nair Da Silva Banha, seus filhos Nívia Lúcia, Luiz Nei, Nelbi Lene e Lair Nilson, bem como os demais parentes e amigos.
Fonte: Livro "Personagens Ilustres do Amapá, Vol 1" - Edição 1997.
(Post repaginado em 20 de setembro de 2013)
A tranquilidade do Sr. Banha era algum sensacional... sempre calmo, sempre distinto, como mostra essa foto...
ResponderExcluirA elegância do Ataulfo Alves e a simplicidade do Paulinho da Viola. Como diria o pessoal daquela daquela rede de supermercados, "gente boa".
ResponderExcluirVerdade mesmo...
ResponderExcluir"Seu" Banha tinha o coração maior do que ele.
Sem dúvidas!
Concordo, Laurindo Banha era um gentleman. Saudades da minha Terrinha. Tânia
ResponderExcluirolha o vovô... Pena que não o conheci, mas só o que já ouvi falarem, o coração explode de orgulho!!!
ResponderExcluirGabriel Banha