segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Jovens na lambreta

Encontrei esta relíquia histórica no baú de lembranças do meu amigo João Silva.
Ele divulgou em seu Facebook esta foto de Antônio Trevizani (de óculos) e José Pastana (usando topete) sobre uma lambreta, que foi a coqueluche na época do ex-Território do Amapá.
João lembra muito bem que "circular numa lambreta dava muito tesão e fazia um sucesso danado por estas bandas nas décadas de sessenta e setenta. Eu tinha um amigo, aliás acho que ainda tenho, chamado José Fontoura, que ganhava preferência das moçoilas daquela época quando chegava montado em uma lambreta novinha em folha na frente da sede do Trem. Em Santana, em Vila Amazonas, lambreta também fazia sucesso e mexia com a imaginação das garotinhas. Um dia o Trevizani montou uma lambreta e convidou o Pastana pra dar uma volta pela frente da casa das gatinhas de Vila Amazonas antes do treino do Santaninha, onde os dois começaram a jogar futebol e o Antônio era o craque do time no finalzinho da década de sessenta, antes de ser promovido à equipe titular do Canário Milionário."(João Silva)
Fonte: Facebook
Contexto histórico - A Lambretta foi um modelo de motoneta produzido pela Innocenti entre 1947 e 1971.
Ferdinando Innocenti tinha uma fábrica de tubos de aço em Milão, e após o bombardeio na Segunda Guerra, aceitou o desafio e reconstruiu sua empresa, desta vez investindo em um novo produto. Ao lado do engenheiro Pierluigi Torre, criaram um veículo pequeno e ágil. A produção iniciou em 1947. A carroceria tubular permitia ao condutor manter as pernas “dentro” da scooter. O motor de dois tempos e um cilindro chegava a 53 km/h. O nome Lambretta vem do rio Lambro, que passava próximo à fábrica de Innocenti. Foi produzida até 1972.
No Brasil, a Lambretta começou a ser produzida em 1958, em São Paulo. Primeiramente, a versão ofertada era de 125 cc, e logo depois, 175 cc. A Brumana & Pugliesi (representante da Innocenti no Brasil) lançou em 1971 um híbrido de moto e scooter, chamada Xispa, que foi fabricada até 1979. A produção da Lambretta durou até 1982, quando não suportou à concorrência da Honda e da Yamaha, que já produziam motos de 125 cc. (Fonte: Tudo de Carro)

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