"Esses, foram os primeiros equipamentos da ICOMI, chegados no final de 1953, em barcaças vindas de Belém.
Ficaram estacionados no pátio em Santana: 05 tratores Caterpillar D8A, 04 moto niveladoras Caterpillar modelo 12E, 02 compressores de ar Ingersoll Rand, 06 automóveis Chevrolet: 02 station wagon e 04 sedans e dois caminhões GMC. Depois, viriam os outros equipamentos para a ferrovia e para a mineração."
“No início de 1954 o
navio da Moore McCormak avança pelo estuário do Rio Amazonas trazendo, dos Estados Unidos, os
primeiros equipamentos para a construção das obras da mineração. Com ele vieram
equipamentos da terraplanagem da ferrovia."
"Observa-se o navio a
mais de duzentos metros da margem do Amazonas, pois nessa época a limpeza do
rio ainda não havia sido feita, mesmo no trecho onde as margens são mais
profundas. O navio teve que ficar ancorado no meio do canal, onde a
profundidade média estava em torno de 18 metros."
Esse local era em frente à localidade de Santana, "onde começariam as obras para a instalação do píer.
Para o desembarque dos equipamentos foram usados os guindastes do próprio navio,
que tinham capacidade de descarregar até 40 toneladas”.
“Os equipamentos desciam presos em cabos de
aço e eram colocados em barcaças tipo balsas ancoradas lateralmente ao casco.
As barcaças eram da própria MCComark, que as usava para o translado do material
do navio para a terra.
Em terra, os
equipamentos eram novamente içados e descarregados em solo firme. Para as
máquinas de terraplanagem e os veículos, a balsa encostava-se ao píer
improvisado e era ancorada por cabos de aço.
Eles desciam direto,
passando do fundo chato da balsa para o píer. As balsas eram manobradas por
rebocadores que traziam o material do navio até o píer. Do pátio, após a
conferência, cada uma seguia o seu destino: para as obras do porto, da ferrovia
ou da mineração. ”
Todo o equipamento
veio importado dos Estados Unidos, pois a indústria brasileira nesse tempo não
conseguia suprir toda a necessidade do projeto e o fornecimento de materiais
americanos era um interesse contratual. ”
"Como não havia sido
feita a dragagem de limpeza das margens do canal, o navio permaneceu no meio do
rio e os equipamentos eram descarregados em uma balsa manobrada por dois
rebocadores; um deles cedido pelas forças armadas, próprio para desembarque de
equipamentos pesados em operações de guerra.
"Esta foto é do braço norte próximo
ao local onde depois foi montado o porto flutuante, em frente à ilha de Santana."
Fonte consultada: Estrada Ferro Amapá - História da EFA by Sergio Ransel Silva de Almeida on Scribd.
Fonte consultada: Estrada Ferro Amapá - História da EFA by Sergio Ransel Silva de Almeida on Scribd.
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