RESUMO HISTÓRICO - A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), cuja fundação ocorreu em 30 de junho de 1956, é a mais antiga concessionária pública estadual da Região Norte, com base na Lei nº 2.740, de 2 de março, que autorizou o então território do Amapá a organizar a empresa. Encarregada de construir e operar os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica do território, a empresa inaugurou, ainda em 1956, três usinas termelétricas no município de Macapá – Santa Maria do Macacoari, Carmo do Macacoari e Pedra Branca – e deu início aos estudos para a construção da usina hidrelétrica Coaracy Nunes.
Em 1960 ocorreu a assinatura de contrato entre o governo do estado do Amapá e a firma Techint, objetivando a construção da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes. Presentes o governador do Amapá, Janari Nunes, e outras autoridades.
A usina, também conhecida como Paredão, aproveitaria o potencial do rio Araguari, na cachoeira do Paredão. Em 1974, o empreendimento passou à responsabilidade da Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte), entrando em operação no ano seguinte. Fonte: CEA
São postados aqui fotos antigas e raras, vídeos, documentos, recortes de jornais/revistas, livros digitais e tudo que retrate a história e a memória do Amapá e de seu povo. Fica terminantemente proibida a reprodução total ou parcial (alteração) de qualquer imagem ou texto deste blog, sob pena da Lei nº 9.610, de 19/02/1998 (Lei de Direitos Autorais). Editor: João Lázaro DRT-AP 006/95 - Contato: jolasil@gmail.com - FONE / WhatsApp TIM 55 (12) 98152-3757.
▼
terça-feira, 23 de julho de 2019
Memória Energética do Amapá: Documentário sobre a Usina Hidrelétrica do Paredão
Trazemos hoje aos leitores do Porta-Retrato, um importante documentário sobre as atividades da Companhia de Eletricidade para a construção da Usina Hidrelétrica “Coaracy Nunes”, do Paredão, compartilhado pelo amigo Franselmo George, em sua página no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário