quinta-feira, 19 de setembro de 2024

MEMÓRIAS DA COMUNICAÇÃO AMAPAENSE - AMAPÁ - O PRIMEIRO JORNAL OFICIAL DO ESTADO

Em 25 de janeiro de 1944, quando o Capitão Janary Gentil Nunes assumiu o governo do recém-criado Território Federal do Amapá, uma de suas primeiras medidas foi criar  um Serviço de Imprensa e Propaganda, para divulgar o  seu programa de ação e desenvolvimento.

Um desses órgãos de divulgação foi o Jornal AMAPÁ – um semanário composto e impresso nas oficinas da Imprensa Oficial - que circulou, em primeira edição, no dia 19 de março de 1945, há 79 anos.

Esse era o logo da primeira edição do Jornal Amapá que circulou naquela terça-feira.

Na época, ainda se utilizava a impressão tipográfica, uma técnica de registro em relevo, na qual o texto ou imagem está sobre uma superfície elevada, semelhante a um carimbo de borracha, para a produção das primeiras publicações.

A divulgação das decisões do executivo territorial era replicada no “Jornal Amapá”, impresso da época, que divulgava as ações de governo à população. O processo era mais lento que o atual, totalmente digitalizado desde 2018, contudo, marcou a memória do servidor Raimundo Tavares.

Foto: Arquivo/Imprensa Oficial

Dos 38 anos de serviço público, 19 foram dedicados à produção do Diário Oficial do Amapá.

Conheço cada parte desse arquivo. As pessoas chegam aqui e pedem alguma informação e eu já sei onde procurar”, conta o servidor.

Após décadas de circulação do Jornal Amapá, que logo depois se tornou o Novo Amapá, foi criado o Diário Oficial do Estado, em 23 de julho de 1964. Ao longo do tempo, o processo foi se modernizando de acordo com os avanços tecnológicos, até atingir sua digitalização completa em 2018.

Digitalização

A última edição do diário impresso foi publicada no dia 17 de junho de 2016, com uma tiragem média de 500 exemplares diários. 

Foto: Arquivo/Imprensa Oficial

Desde então, as publicações oficiais da administração pública direta, indireta, outros poderes e particulares têm sido feitas pelos sites diofe.portal.ap.gov.br e sead.ap.gov.br.

No Núcleo de Imprensa Oficial, é possível encontrar documentos históricos, como a primeira divulgação dos atos do Poder Executivo, que aconteceu através da publicação do Jornal Amapá, de 19 de março de 1945.

Diário eletrônico

Em 2018, o governo do Amapá começou a publicar o Diário Oficial de forma eletrônica. A mudança teve como objetivo facilitar o acesso e preservá-lo em um ambiente virtual, além de reduzir os custos.

Foto: Arquivo/Imprensa Oficial

O novo método de publicação torna possível a organização de todos os dados da gestão, publicados no Diário Oficial virtual.

Foto: Arquivo/Imprensa Oficial

Hoje, é possível conferir o acervo totalmente digitalizado. 

Foto: Arquivo/Imprensa Oficial

O fim da edição impressa reduziu os custos com papel e manutenção de máquinas, além dos custos para distribuição. A sede da Imprensa Oficial está situada na Avenida Procópio Rola, número 2070, no bairro Santa Rita, em Macapá.

Fonte: Portal AP

Um comentário:

  1. Édi Prado- Que resgate fascinante. É a história legitimada. É o passado vindo a tona. Eu e o Getúlio Barreto estamos traçando um documentário a respeito da Imprensa oficial. Estamos encontrando pérolas, diamantes,barras de ouro lapidadas com informações preciosas. Parabéns, Janjão

    ResponderExcluir