quinta-feira, 4 de maio de 2017

Foto Memória do Esporte Amapaense: Como o voleibol chegou ao Amapá?

Em resposta a esta pergunta que nos foi enviada  por um leitor (anônimo) do blog Porta-Retrato, recorremos ao historiador Nilson Montoril, que nos enviou o seguinte texto, bem esclarecedor:
“O voleibol, o basquete e o futebol americano tiveram na figura do Sargento Irineu da Gama Paes o primeiro instrutor com amplo conhecimento das suas regras e, que também aplicava                         as mencionadas práticas esportivas. Ele integrava a Força Pública do Distrito Federal e desenvolvia suas atividades no Rio de Janeiro. 
O governador do Amapá, capitão Janary Nunes, conseguiu a sua liberação para ministrar Educação Física aos estudantes macapaenses e coordenar um programa esportivo em um centro de diversões montado na área da praça capitão Augusto Assis de Vasconcelos, espaço hoje ocupado pelo Teatro das Bacabeiras. No centro havia brinquedos para crianças e duas quadras de chão batido, destinadas ao vôlei e basquete. A tarefa do sargento Irineu foi facilitada devido a presença de jovens esportistas vindos de Belém, que jogavam futebol, vôlei e basquete. Alguns praticantes das referidas modalidades esportivas eram oriundos da FEIJ - Federação Educacional  Infanto Juvenil, do Escotismo e de tradicionais escolas paraenses, entre eles: Expedito Cunha Ferro(91), José Epifânio Martins(Pigmeu), Chefe Joãozinho, Humberto Santos, Lucimar Ribeiro (Príncipe Malaio), Glycério Marques, que depois passaram à condição de instrutores. Dentre os jovens de Macapá despontaram Ubiracy Picanco (Tio Bira) e José Figueiredo de Souza (Savino). As mulheres também jogavam voleibol.” Nilson Montoril

Nenhum comentário:

Postar um comentário