domingo, 21 de abril de 2019

Foto Memória de Macapá: Integração Regional da Amazônia - JARI FLORESTAL E AGROPECUÁRIA LTDA

(Foto: Reprodução /  @h_b_salmon (www.abpic.co.uk)
Segundo pesquisa de Helio Bastos Salmon, a aeronave da Foto Memória de hoje, é um aparelho Fairchild FH-227B, que fez seu primeiro voo em 1967 e operou pela JARI FLORESTAL E AGROPECUÁRIA LTDA. Nesse mesmo ano, com o registro N227V, ele passou a ser operado pela empresa ferroviária Chesapeake & Ohio Railway Co. Depois disso ele aparece com o registro norte-americano N9NL, operando com a desconhecida Fluor Eurasia Inc.. Depois, já em 1976 e com o registro EP-PAR, ele apareceu sendo operado pela iraniana Pars Air. Foi provavelmente pelo final desta década que ele tenha passado a operar com a Jari Florestal e Agropecuária Ltda, o ousado projeto do norte-americano Daniel Keith Ludwig (1897-1992) que construiu uma gigantesca fábrica de celulose e papel em uma área de 160 mil hectares em plena selva amazônica. Para integrar a Jari ao resto do mundo, a empresa construiu portos, estradas de ferro e um aeroporto (que originou o atual Serra do Areão, em Monte Dourado) onde operava uma frota própria de aviões que incluía esse FH-227B, que à época pertencia à outra empresa de Ludwig, a National Bulk Carrier. Tal como os outros aviões da Jari, esse FH-227B, que passou a operar com o registro PT-ICA, era empregado na “ponte aérea Monte Dourado-Belém, que tinha com três voos diários para permitir a conexão com os horários de partida para Miami” (Folha de São Paulo, 15/07/1979). Em junho de 1983 esse avião foi repassado à TABA (Transportes Aéreos da Bacia Amazônica), que o operou com o mesmo registro PT-ICA até 6 de junho de 1990 quando, na aproximação do aeroporto de Altamira com tempo encoberto, o piloto errou a cabeceira da pista e se chocou com um grupo de árvores. Das 42 pessoas a bordo, apenas 20 sobreviveram.
Texto de Hélio Bastos Salmon. 
Foto: @h_b_salmon (www.abpic.co.uk)
Colaboração do amigo Heraldo Amoras, via Facebook.

Um comentário:

  1. São fatos que ficam na história de nossa região; este mesmo avião pode ser visto na minha pagina do face com os logs da taba, valeu a reportagem do Helio Bastos Salmon Agora mesmo acabei de pesquisar o histórico deste avião em detalhes e encontrei no Jornal do Brasil de 07-junho-1990, pag-1 e 8, sua queda e destroços em Altamira; muita história para contar, não acabei, pois, continuo a pesquisar os seus horários de viagem entre Belém e Monte Dourado nos anos 60-70; Grande abraço

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