(Foto: Reprodução / @h_b_salmon (www.abpic.co.uk)
Segundo pesquisa de Helio Bastos Salmon, a aeronave da Foto
Memória de hoje, é um aparelho Fairchild FH-227B, que fez seu primeiro voo em
1967 e operou pela JARI FLORESTAL E AGROPECUÁRIA LTDA. Nesse mesmo ano, com o
registro N227V, ele passou a ser operado pela empresa ferroviária Chesapeake
& Ohio Railway Co. Depois disso ele aparece com o registro norte-americano
N9NL, operando com a desconhecida Fluor Eurasia Inc.. Depois, já em 1976 e com
o registro EP-PAR, ele apareceu sendo operado pela iraniana Pars Air. Foi
provavelmente pelo final desta década que ele tenha passado a operar com a Jari
Florestal e Agropecuária Ltda, o ousado projeto do norte-americano Daniel Keith
Ludwig (1897-1992) que construiu uma gigantesca fábrica de celulose e papel em
uma área de 160 mil hectares em plena selva amazônica. Para integrar a Jari ao
resto do mundo, a empresa construiu portos, estradas de ferro e um aeroporto
(que originou o atual Serra do Areão, em Monte Dourado) onde operava uma frota
própria de aviões que incluía esse FH-227B, que à época pertencia à outra
empresa de Ludwig, a National Bulk Carrier. Tal como os outros aviões da Jari,
esse FH-227B, que passou a operar com o registro PT-ICA, era empregado na
“ponte aérea Monte Dourado-Belém, que tinha com três voos diários para permitir
a conexão com os horários de partida para Miami” (Folha de São Paulo,
15/07/1979). Em junho de 1983 esse avião foi repassado à TABA (Transportes
Aéreos da Bacia Amazônica), que o operou com o mesmo registro PT-ICA até 6 de
junho de 1990 quando, na aproximação do aeroporto de Altamira com tempo
encoberto, o piloto errou a cabeceira da pista e se chocou com um grupo de
árvores. Das 42 pessoas a bordo, apenas 20 sobreviveram.
Texto de Hélio Bastos Salmon.
Foto: @h_b_salmon (www.abpic.co.uk)
Foto: @h_b_salmon (www.abpic.co.uk)
Colaboração do amigo Heraldo Amoras, via Facebook.
São fatos que ficam na história de nossa região; este mesmo avião pode ser visto na minha pagina do face com os logs da taba, valeu a reportagem do Helio Bastos Salmon Agora mesmo acabei de pesquisar o histórico deste avião em detalhes e encontrei no Jornal do Brasil de 07-junho-1990, pag-1 e 8, sua queda e destroços em Altamira; muita história para contar, não acabei, pois, continuo a pesquisar os seus horários de viagem entre Belém e Monte Dourado nos anos 60-70; Grande abraço
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