terça-feira, 28 de setembro de 2010

Comunicações em Macapá: TV Amapá – Canal 6

( Reprodução )
Clique na imagem para ampliá-la
Data 25 de janeiro de 1975 - Solenidade de inauguração da TV Amapá , canal 6, realizada à avenida Ataíde Teive , 1282 , nao Bairro do Trem .
Dona Romilda Correia (mãe da Dr. Edson Corrêa) e o Governador Arthur de Azevedo Henning discerram a fita de inauguração da TV Amapá - Canal 6,  sob os aplausos de autoridades presentes, convidados e, entre eles o Dr. Phelippe Daou, Diretor da Rede Amazônica (de branco atrás da Dona Romilda).
( Reprodução )
Clique na imagem para ampliá-la
Tomada geral da solenidade de inauguração da TV Amapá Canal 6 - vendo-se entre outros o locutor Benedito Andrade - o Primeiro apresentador do Jornal do Amapá.
(o 5 º a partir da direita ao lado do Gov. Henning).
À direita de Bené Andrade, o locutor Humberto Moreira.
----------------------------------

Resumo histórico: A TV Amapá foi a primeira emissora de televisão do então Território Federal do Amapá, hoje Estado do Amapá .
O locutor Benedito Andrade, foi o primeiro apresentador do Jornal do Amapá.
Outro profissional do Rádio que deixou sua marca foi Sebastião Oliveira - o segundo apresentador, tendo ingressado na emissora um ano depois de sua inauguração. Este, por sua vez, foi locutor noticiarista e locutor comercial.
Entre os pioneiros por lá passaram estavam os Jornalistas Walter Jr., Antônio Corrêa Neto, e Hélio Pennafort (já falecido ) - este, responsável pelos primeiros documentários da TV Amapá.
Destacamos ainda outro pioneiro Damião Jucá de Lima , que deu importante contribuição ao desenvolvimento da emissora, pois, na época, foi cinegrafista, operador, motorista, técnico e iluminador, responsável pela manutenção dos equipamentos.
Outro que deu uma grande contribuição nesse processo foi Júlio Duarte, que começou na emissora como Auxiliar de Serviços Gerais e, mais tarde, cinegrafista , tendo chegado a Diretor do Programa Documentos da Amazônia, veiculado pelo Amazon sat em Âmbito Nacional.
Também passaram pela emissora, - Humberto Moreira, Guilherme Jarbas, J. Ney, Luiz Melo e muitos outros.
Em 1981, a emissora mudou para o prédio atual na Rua Diógenes Silva nº 2221 no Bairro do Buritizal .
A TV Amapá Canal 6 é uma emissora pertencente à Rede Amazônica de Rádio e Televisão e afiliada à Rede Globo.
Saiba mais

Um comentário:

  1. Tô de volta! Lázaro, quem está em pé na porta, com seu bigodinho de stimação é o Jornalista Correa Neto, ao lado do Bené é o meu compadre Humberto Moreira e o sr. de camisa escura, me parece ser o Dr. Vilhena. Um abraço. Sobre aquele pedido, ainda estou providenciando o money. Milton Sapiranga Barbosa

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...