sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pioneiros na comunicação: Pe. Jorge Basile e José Montello

(Reprodução)

Clique na imagem para ampliá-la
Pe. Jorge Basile e o fotógrafo José Montello na entrada do Jornal Marco Zero, em Macapá.
Ambos foram Pioneiros nas Comunicações
Pe. Jorge chegou bem antes e o Montello veio depois.
Pe. Jorge veio  na segunda leva de missionários do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores), ocorrida em 19 de junho de 1948.
Além do trabalho missionário, Pe. Jorge Basile foi também o primeiro editor do Jornal "A Voz Católica" e um dos fundadores da Rádio Educadora São José de Macapá.

Sobre o repórter fotográfico José Montello não tenho muitas informações.
O que sei é que ele era natural do Ceará e trabalhou por longos anos em diversos jornais de Macapá, entre eles o Jornal Marco Zero.

Conheci José Montello quando trabalhei na Rádio Difusora de Macapá.
Por ser amigo pessoal do apresentador sertanejo Hermínio Gurgel, Montello passou a colaborar no programa matinal do "Pai Veio e Pai D'Ègua".

Quem tiver mais informações sobre José Montello pode usar o espaço dos comentários, por gentileza.

2 comentários:

  1. Trabalhei com seu Montelo no jornal Tribuna do Amapá, ele era muito gente boa, falava pelos cotovelos e muito solitário. No dia em que ele morreu, acho que 1999 ou 2000, me ligaram da casa em que ele morava, eu cheguei a ir la, morreu dormindo. Lembro que o rapaz da casa chegou a me dar uma caixa dele cheia de fotos antigas, infelizmente eu não dei importância a tamanho valor histórico, dei uma olhada e tirei apenas as que me interessei e devolvi o resto, não sei para quem ele deu. Infelizmente, não tinha absolutamente ninguem no enterro dele, mas até hoje rezo por sua alma.

    Amanda Sileny Andrade

    ResponderExcluir
  2. Realmente Amanda ele era uma excelente pessoa.
    Uma pena você não ter guardado as fotos mesmo, agora seriam de grande valia para o blog.
    Mas, tudo bem, obrigado pela visita e volte sempre.
    grande abraço

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...