terça-feira, 29 de março de 2011

A Pioneira Alegria Peres Alcolumbre

(Foto: Reprodução de livro)
Clique na foto para ampliá-la
Sra. Alegria Peres Alcolumbre - uma Pioneira do Amapá.
Entre 1870 e 1910, como a Amazônia vivia um período de grande prosperidade e importância para a economia do país devido à exploração da borracha, era natural que muitas famílias, não só de judeus, mas das mais diversas origens, optassem por fixarem-se naquela região, visto que as perspectivas eram bastante promissoras. Presume-se que nessa época devem ter desembarcado em Belém muitos dos judeus que, posteriormente, foram para Macapá e Mazagão e cujos filhos iriam constituir negócios e famílias no Amapá.
Dentre essas famílias estavam as dos jovens Salomão Peres e Syme Gabbay, oriundas de Tânger, cidade e porto do Marrocos no estreito de Gibraltar.
Salomão Peres iniciou a vida no Amapá como carroceiro e, por não ser alfabetizado, mas por ter grande força de vontade, andava com uma cartilha e uma tabuada por onde ia, muitas vezes tirando suas dúvidas com os transeuntes no caminho.
Com tanta perseverança conseguiu montar posteriormente uma sortida loja de secos e molhados no lugar denominado Padre Inácio entre os rios Vila Nova e Matapi em 1929.
Salomão Peres e Syme Gabbay Peres vieram a ter 9 filhos, dentre eles, Alegria Gabbay Peres, posteriormente Alegria Peres Alcolumbre, nascida em 03/01/1916, sendo a 6ª filha do casal. Seus irmãos eram: Júlia, Hanna, Fortunato, Fortunata, Abraham, Isaac, Messody e Esther.
Em 1940 desembarcava em Macapá o jovem Isaac Menahem Alcolumbre, também judeu, vindo de Belém, filho de Alberto e Sarah Alcolumbre. Ele chegou depois de ter residido em 1939, em Porto Velho, onde atuara no Serviço de Saúde Pública – SESP como -- mata-mosquito -- na luta pela erradicação da malária.
Isaac fora para Macapá para contrair núpcias com a jovem Alegria Gabbay Peres, casamento este realizado no Fórum da Comarca que então funcionava no prédio da Intendência Municipal.
Seus padrinhos foram José Valente, comerciante no rio Vila Nova e Caetana Peres, cunhada de dona Alegria e esposa de Abraham Peres.
Quando dona Alegria casou, seu pai já havia falecido em Belém, em 19/12/1939. As atividades comerciais da família estavam então sob a responsabilidde de dona Syme, mãe de dona Alegria.
Após o casamento civil, Isaac Alcolumbre passou à condição de sócio da sogra na firma -- Syme e Alcolumbre, cabendo-lhe a função de gerente. Comunicativo, voluntarioso e trabalhador, Alcolumbre ganhou a amizade do povo macapaense. Foi o primeiro comerciante da cidade a sair do simples sistema de trocas – usual naquela região. Comprava borracha, farinha, peixe e carne de caça salgados, peles de animais silvestres, ouro e qualquer outro produto que ele achasse viável comercialmente. Quando foi criado o Território do Amapá, em 13/04/1943, os negócios da Casa Fé em Deus prosperaram bastante, e Isaac Alcolumbre passou a ser conhecido como ―Rei do Ouro. Dona Alegria, sempre companheira e batalhadora, assumindo a gerência da loja na ausência do marido.
Em 1946 a sociedade entre Isaac Alcolumbre e Syme Gabbay Peres foi desfeita, e dona Syme permaneceu em Macapá, residindo em um casarão que ocupava praticamente todo o quarteirão na Rua Cândido Mendes, entre as Ruas General Gurjão e Cora de Carvalho até seu falecimento, em 22/07/1965.
Seus restos mortais repousam no sepulcrário israelita, área direita do cemitério Nossa Senhora da Conceição, junto a alguns de seus filhos e contemporâneos da imigração do Marrocos, em Macapá.
A Casa Fé em Deus funcionou inicialmente na então Travessa Barão do Rio Branco (depois Cândido Mendes de Almeida), à esquerda de quem a trilhava no sentido da doca da Fortaleza. A rua era estreita e tortuosa, e, no centro dela, em uma velha casa de madeira, funcionava o comércio e padaria de Isaac Peres, irmão de dona Alegria. Em 1959, quando a rua foi ampliada, a velha casa desapareceu. Por trás dela havia sido construído o prédio de número 1206, que passou a servir de comércio e residência para a família Alcolumbre.
No lugar da antiga Casa Fé em Deus hoje funciona a Loja Pierre Importados.
A união de Isaac e Alegria Alcolumbre durou 30 anos, só terminando com o falecimento de Isaac, em Belém, em 11/07/1971, em decorrência de complicações após uma cirurgia.
Do próspero casamento nasceram 11 filhos: Sarah Alcolumbre Tobelem, Alberto Alcolumbre, Ana Alcolumbre Moura, Salomão Alcolumbre, Menahem Alcolumbre, Nissim Alcolumbre, José Alcolumbre, Sime Alcolumbre Pinto, Júlia Peres Alcolumbre, Sônia Alcolumbre de Albuquerque e Pierre Alcolumbre.

Dados biográficos pesquisados pelo historiador e professor Nilson Montoril de Araújo, cedidos à Sra. Julia Alcolumbre para serem publicados no 3° volume de Personagens Ilustres do Amapá, livro de Coaracy Barbosa, edição não impressa. A foto também foi reproduzida do livro.

28 comentários:

  1. Essa mulher foi como uma segunda mãe, era muito amiga das filhas dela e sempre estava presente em todos os eventos que aconteciam em sua casa na Cândido Mendes. Saudades!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  2. sim eu sou de fortaleza ceara e adoro a história do povo judeu e onde eles chegam prosperam e mostram para nós que o trabalho honesto nos fazem vencedores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prosperam explorando o povo. roubavam borracha, ouro, vendiam carne e pele de animais silvestres, todo tipo de exploração. nem dinheiro existia

      Excluir
    2. Teu cu, arrombado filho da puta

      Excluir
    3. A quem comentou em 18 de junho de 2022: vai tomar no olho do seu cu, seu pedaço de merda imundo

      Excluir
  3. ok hoje o neto dessa senhora assumiu o comando do senado Federal

    ResponderExcluir
  4. me chamo miguel Ferreira da paz de
    Fortaleza ceara ok adoro história de família

    ResponderExcluir
  5. Este espirito askenazi levará ao sucesso mazal tov Shalom berará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa minha dúvida:
      Minha avó paterna era Zimbul Alcoulumbre e imigrou a Argentina desde Estambul onde nasceu.E um sobrenome serfadi.

      Excluir
    2. Judeus marroquinos são SEFARADIM

      Excluir
    3. os askenazi são caucasianos, não são semitas...os chamdos sefaradim são os semitas autênticos

      Excluir
  6. Finalmente cara nova no Senado. Muito satisfeita com o resultado. Parabéns a familia do presidente do Senado.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns presidente do Senado Davi Alcolumbre. Boa Sorte

    ResponderExcluir
  8. Estou muito feliz com o resultado de ontem no Senado, e muito agradecida a Deus por saber que o Presidente do Senado é judeu, isso me dá esperanças porque o judeu tem a benção de Deus em tudo que faz. Tenho esperança que o Brasil será melhor para os bradilbrasi.

    ResponderExcluir
  9. Ele Davi não tem formação superior, mas tem a sabedoria de um povo milinar tem ditado que diz, DAVID REI DE ISRAEL ESTA VIVO E PRESENTE.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns David, precisamos de pessoas novas no senado, e se preciso vamos subir a #bomtrabalhodavid. Enfim teremos alguém apto à presidência com bastante conhecimento e coerência nas decisões, nos acordos e principalmente em não colocar o ego acima do que o país precisa. Mazal Tov. Seja bem vindo.

    ResponderExcluir

  11. Estou muito feliz com o resultado de ontem no Senado, e muito agradecida a Deus por saber que o Presidente do Senado é judeu, isso me dá esperanças porque o judeu tem a benção de Deus em tudo que faz.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Davi. Sua força e sua garra te conduziram até aí. A parceria Brasil/Israel será muito benefica para nós.

    ResponderExcluir
  13. Parabens jovem senador,pense no povo brasileiro no comando do senado federal. Sou de João Pessoa,Paraiba.

    ResponderExcluir
  14. Assistindo a sessão preparatória com Davi na presidência... fiquei impressionado com a serena conduta do nosso agora Presidente.... Não retirou se dá cadeira por mais que Aquela IDIOTA o tenha provocado.... Te o Demonstrou Sabedoria e Equilíbrio....Mereceu e fará a faxina junto com nosso Presidente Bolsonaro....

    ResponderExcluir
  15. Meu bisavô era judeu , oriundo de Salamanca e veio para Belém do pará e namorou com uma moça de Gurupá e tiveram um ao qual deram o nome , Marcionilo Gomez, Mestre Marcionilo chefe dod serviços de dragagem do porto de Belém. Deu uma educação exemplar ao meu avô, e meu pai sempre disseram , que este nosso antepassado está sepultado naquele cemitério israelita na Batista Campos , não sou judeu , mas sou Filo-Judeu , mas tenho um profundo respeito para com este povo. Baruch Hashem. E que Hashem continue sempre iluminando a trajetória política de sua Excelência Presidente do Senado Federal David Alcolumbre. Assinado Roberto Gomes.

    ResponderExcluir
  16. Meu bisavô era judeu , oriundo de Salamanca e veio para Belém do pará e namorou com uma moça de Gurupá e tiveram um ao qual deram o nome , Marcionilo Gomez, Mestre Marcionilo chefe dod serviços de dragagem do porto de Belém. Deu uma educação exemplar ao meu avô, e meu pai sempre disseram , que este nosso antepassado está sepultado naquele cemitério israelita na Batista Campos , não sou judeu , mas sou Filo-Judeu , mas tenho um profundo respeito para com este povo. Baruch Hashem. E que Hashem continue sempre iluminando a trajetória política de sua Excelência Presidente do Senado Federal David Alcolumbre. Assinado Roberto Gomes.

    ResponderExcluir
  17. هبطت سيئة في الأراضي البرازيلية.
    بدأت الحرب الثالثة بالفعل. اختارت البرازيل جانبها.
    لا شيء بالصدفة

    ResponderExcluir
  18. Belo trabalho feito neste site, PARABÉNS! Sintam-se orgulhosos! Também sou descendente de sefaradim ( ou sefarad ) de séculos atrás;já fiz a Árvore Genealógica de meus
    ancestrais e os 14 sobrenomes que conheço deles constam nos vários sites judeus(hebraicos) como sendo de origem judaica; são todos espanhóis das Províncias de Múrcia e
    Almeria; os espanhóis normalmente usam dois sobrenomes, um do pai e um da mãe, daí eu conhecer muito sobrenomes até meus tataravós ( ou trisavós ),cerca do ano de 1815!
    F. OLIVER PÉREZ

    ResponderExcluir
  19. Gosta de saber a da raiz da palavra ALCOLUMBRE.
    Me parece uma palavra composta.
    Peço ajuda a quem possa atender.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...