sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Os Primeiros Cinemas de Macapá

Os primeiros filmes começaram a ser exibidos em Macapá, por iniciativa do Padre Júlio Maria Lombaerd em 1918, através do Cine Olímpia.  
No entanto, a primeira sala de projeção da cidade foi o Cine Territorial, construído e inaugurado em 1944 por Janary Gentil Nunes, primeiro governador do Amapá.
Na década de 50 a Prelazia de Macapá instalou salas improvisadas  em barracões, que a juventude do centro da cidade e do bairro do Trem assistia semanalmente aos seriados de seus ídolos preferidos.
Depois  surgiu o Cine Trianon, de propriedade  de Guilherme Cruz, que funcionou por pouco tempo na velha sede do Trem Desportivo Clube. 
Na primeira metade dos anos 60, o empresário Guilherme Cruz inaugurou o Cine Macapá, na Avenida Raimundo Álvares da Costa, no centro da cidade.
Em 1965, a prelazia de Macapá anunciou a inauguração do Cine João XXIII, extinguindo as sessões de domingo nos barracões paroquiais.
No ano seguinte foi inaugurado o Cine Paroquial no bairro do Trem.
Com  o fechamento do  Cine João XXIII, no início dos anos 70, entraram em funcionamento o Cine Orange, Cine Ouro e Cine Imperator, que exibiam filmes de segunda categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...