sábado, 5 de dezembro de 2015

Foto Memória do Esporte Amapaense: Esporte Clube Macapá

Nossa foto memória de hoje, do arquivo pessoal do amigo jornalista/radialista Humberto Moreira, mostra imagens do Esporte Clube Macapá, participante do Copão da Amazônia, em 1979.
A partir da esquerda, em pé: Jonas, Zequinha, Léo, Baraca, Bandeirantes e Neivaldo.
Agachados: Celso, Ananísio, Aldemir França, Guara e João de Deus.

O próprio Humberto, que estava cobrindo aquela competição, conta a história da memorável partida:
“O jogo mais sensacional que transmiti foi disputado por Macapá e Rio Branco AC no estádio Aluísio Ferreira em Porto Velho RO. As duas equipes decidiam quem jogaria a final daquele Copão da Amazônia. Coincidentemente o ataque azulino era comandado por um dos melhores atacantes que o futebol amapaense produziu. GUARA Lacerda fora artilheiro do campeonato amapaense naquele ano e estava voando literalmente. A maioria dos seus gols haviam sido marcados de cabeça. Temido por seus adversários o azulino fazia jus a sua fama. Para completar um dirigente do Macapá presente na competição aceitou comentar o jogo na minha transmissão pela Nacional. Na verdade, Edésio era mais torcedor que analista. No campo estavam os repórteres Paulo Silva e Luís Melo que o nosso também era um timaço. O jogo começa e o tempo vai passando. O empate era do Macapá. Fim do primeiro tempo. Nada de gol. Na etapa final os dois times redobram os cuidados na marcação. Faltavam cinco para acabar quando Nino apanha bola na intermediaria e desfere um chute de bico, daqueles em que a bola sai queimando a grama. E entrou no cantinho do gol amapaense. Uma tristeza se abateu sobre a nossa equipe. Enquanto o repórter contava detalhes do lance eu ouvia Edésio repetir balançando a cabeça "Não é possível". Bola ao centro.
O Macapá sai tocando. Aldemir França enfia na entrada da área a Guará Lacerda. O tiro sai à meia altura obrigando o goleiro Ilimani a rebater. Dário vem na corrida e manda pra dentro. GOOOL. Explosão de alegria dentro e fora de Campo. Olhei o meu cronômetro e como nós narradores dizemos, eram passados 42 minutos. O Rio Branco tinha um time respeitável. Deu a saída e foi pra cima. Num bate rebate a bola sobrou justamente para o tal de Nino. O baixinho era muito liso. Meio desequilibrado ele conclui e a bola entra. Quase que o grito de gol não sai. Quarenta e quatro minutos. Não há mais nada a fazer. Era dar a saída e terminar o jogo. O Macapá sai tocando pela direita. João de Deus sofre falta ali pela intermediária. Léo se prepara e cobra alto no segundo pau. Posicionado justo entre as linhas da grande e pequena área encontra-se o artilheiro do Leão. E ele parte para o cabeceio. Aquela jogada havia sido repetida muitas vezes no campeonato amapaense. Talvez por conta da impulsão adquirida no vôlei e no basquete, nosso artilheiro não subia. Ele voava. É foi o que fez. A bola saiu da sua cabeça como um chute, dando para ouvir até o barulho que ela fez quando encontrou a rede. Goooooool. Naquele grito parecia que o coração ia sair pela boca. Foi o estrelão do Acre dar a saída para o jogo acabar. Paulão e Melo entraram em campo para ouvir os jogadores. Da cabine olhando a festa no gramado vi a figura inconfundível de Edésio Lobato festejando aos saltos junto com os jogadores. Pensei comigo mesmo: Perdi o meu comentarista. O Macapá perderia o jogo final para o Ferroviário de Rondônia. Mas aquela semifinal nunca mais sairia da minha memória. Dois dos personagens daquele jogo nos deixaram a pouco. Aos dois a minha homenagem. A Guaraci Lacerda e Edésio Lobato. Quem sabe ainda nos encontraremos. ” (Humberto Moreira)
Fonte: Facebook
O historiador e radialista Nilson Montoril faz, no Facebook,  uma observação a respeito da descrição de Humberto Moreira:
Nilson Montoril de Araújo O Humberto se equivocou. O comentarista da Rádio Nacional era eu. No momento do gol do Guara, uma jovem da Rádio El Dourado FM soltou um foguete levando a Policia Militar a invadir nossa cabine jogando o argentino Henrique, que era o rádio técnico da Nacional ao chão. Reagi e no peito coloquei os 2 policiais pra fora sendo ameaçado de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM PIONEIRO DO AMAPÁ > JOSÉ OTÁVIO MAIA (in memoriam)

] Nossa homenagem póstuma a um dos Pioneiros do Amapá. JOSÉ OTÁVIO MAIA um dos Pioneiros do Amapá , nasceu em Fortaleza, Ceará em 19 de j...