sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

FALECIMENTO: Morre, em Macapá, aos 91 anos de idade, a professora Maria Helena Franco de Mont’Alverne.

Professora Maria Helena Mont’Alverne, faleceu no dia 02 de dezembro de 2015, às 23 horas, de complicações decorrentes de pneumonia, no hospital da Unimed em Macapá.
A ilustre mestra foi velada na Capela Santa Rita, próximo ao Hospital São Camilo e sepultada, na quinta-feira, (03/12) no jazigo da família, no cemitério de Nossa Senhora da Conceição, no Centro.
A pioneira Maria Helena Franco de Mont’Alverne, nasceu em Belém do Pará, em 20 de agosto de 1924.
Foi casada durante 50 anos com José Araguarino Mont’Alverne (em memória), com quem teve 04 filhos, que lhe agraciaram com 10 netos e 09 bisnetos.
É filha de Ambrósio Carlos Monteiro Franco e Alcídia Cousins Franco, de origem inglesa.
Sua carreira profissional iniciou em 1949, nomeada para o cargo de professora, no município de Ferreira Gomes, onde permaneceu até 1955, juntamente com seu esposo que na mesma época fora nomeado Comissário de Polícia na mesma cidade.
Nesse mesmo ano, a convite de Janary Gentil Nunes, governador do então Território do Amapá, trabalhou no anexo Getúlio Vargas que pertencia ao Colégio Amapaense, indo logo a seguir, exercer cargo de confiança na secretária da Escola Barão do Rio Branco. Foi durante muitos anos, Chefe de gabinete de vários secretários de Estado da Educação, dentre eles, Paulo Batista Guerra, Alfredo Ramalho e Annie Viana da Costa.
Maria Helena Franco Mont’Alverne, por décadas, como professora, educou várias gerações de amapaenses e ocupou cargos de grande relevância na administração pública do Amapá.
No dia 12 de setembro de 2015 tomou posse na Academia dos Notáveis Edificadores do Amapá assentando-se na cadeira de nº 5, que tem como patrono Francisco Xavier da Veiga Cabral – Cabralzinho.
Recebeu a medalha das mãos do prefeito de Macapá, Clécio Luis. Agradeceu a homenagem com um breve discurso. Estava feliz.
MARIA HELENA FRANCO MONT’ALVERNE, por esses feitos, é justamente homenageada como uma notável edificadora do Amapá. (Walter Jr.)
Fonte: Instituto Memorial do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...