quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Foto Memória da Natação do Amapá: O Mestre e seus pupilos

Nossa Foto Memória de hoje, foi compartilhada pelo amigo Heraldo Amoras.
Heraldo foi aluno do Ginásio de Macapá; foi escoteiro e participou da turma de natação treinada pelo Capitão Euclides Rodrigues.
Entre as fotos que eles nos enviou tem uma dos anos 60, do Capitão Euclides, entre dois de seus pupilos: Furtadão e Furtadinho, atletas da natação amapaense.
HERALDO AMORAS – é amapaense, filho dos pioneiros Marcos Farias do Santos (in memoriam) e da Professora Maria Helena Amoras, (aposentada reside em Belém/PA).
Heraldo, que completará 65 anos dia 11 de março de 2017, é técnico especializado da Jari Celulose S.A.; tem como especialidades a Construção Civil, a topografia, projetos, fiscalizações, administração e supervisão
Fotógrafo nas horas de lazer, tem como hobby estudar a arte fotográfica.
Reside em Monte Dourado-Almeirim-Pará-PA, Brasil.
Quanto aos dois atletas, somente o Furtadinho, continua na ativa treinando na Piscina Olímpica de Macapá,  e vencendo provas de natação de que tem participado. 
Atualizações:
O amigo Heraldo Amoras envia ao Porta-Retrato fotos do amigo Furtadinho – LOURIVAL FURTADO DE SOUZA - tiradas no supermercado Fortaleza em Macapá, onde tiveram oportunidade de conversar sobre a natação amapaense e das dezenas de anos que não se falavam.
Lourival Furtado de Souza, participou nos dias 03 e 04-set-2016 do XXIII CAMPEONATO NORTE NORDESTE CENTO-OESTE MASTERS DE NATAÇÃO, troféu Umbelino Lobato (que também participou), no centro didático capitão Euclides Rodrigues.
A pedido do blog, o nadador Valdeci Barbosa, fez o seguinte comentário sobre os irmãos Furtado:
“ Amigo, os irmãos Furtado, Antônio e Lourival Furtado eram nadadores fundistas especializados em 1500 metros e travessia. Nas travessias da baia de Guajará sempre subiam o podium dos 5 primeiros colocados. 
O mais velho Antônio foi integrante da Guarda Territorial e já é falecido
O Lourival Furtado vive em Macapá e foi medalha de ouro várias vezes em torneios brasileiros de master.
No Amapá os irmãos Furtado foram campeões imbatíveis em suas especialidades e pertenciam a segunda geração que sucedeu os campeões de 1956/57 sob comando do Cap. Euclides. ”
Visite os trabalhos de Heraldo Amoras nos sites abaixo:
http://www.panoramio.com/user/2363390 
https://www.flickr.com/photos/128066722@N08/
(Última atualização às 01h do dia 13/02/2017)

5 comentários:

  1. Muito obrigado nobre amigo João Lázaro pela homenagem, fico lisonjeado e só agradeço. Te enviarei foto atual do Furtadinho, o encontrei num supermercado em Macapá, foi uma alegria total depois de mais de trinta e cinco anos sem nos falar, impressionei-me quando ele me reconheceu, fiquei feliz. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. EMOCIONANTE...JOÃO....HERALDO, FOI COLEGA DE IETA, JUNTO COM BIECA, LUIZ TADEU, DEUSAMOR, ABEL, DEOCLIDES MONTALVERNE, ALIPIO OLIVEIRA SANTOS, AS FILHAS DO DR DALTON, MIURIA E VERA, ELISABETH, GRAÇA SILVA E SILVA, E OUTROS QUE DEVIDO MUITOS ANOS TERIA QUE FAZER UMA REVISÃO CEREBRAL.
    HERALDO, QUE TINHA O CODINOME DE ' VIOLÃO', ERA FORTE EM VIRTUDE DE SEU TREINAMENTO ESPORTIVO.( NATAÇÃO). E SEGURAVA AS BRONCAS QUE NOS OS MENINOS MAIS 'GITOS' CRIAVAMOS NAS PELADAS E NAS BRINCADEIRAS.
    A BRIGA MAIS CELEBRE FOI CONTRA O " BODE RUIVO" FORTÃO DE OUTRA SERIE. FORAM PARA O QUINTAL DO IETA E RETIRADAS AS CAMISAS , BRIGARAM DE SOCOS, SEM FACAS, PEDAÇOS DE PAUS, OU TIJOLOS, NO FINAL NÃO HOUVE VENCEDORES, AMBOS CANSADOS CESSARAM A LUTA E FORAM APLAUDIDOS.
    COISA QUE HOJE NÃO ACONTECE.BRIGA DE CAVALHEIROS.
    LUIZ JORGE.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite
    Onde posso achar mais fotos do Capitao e da puscina qdo foi inaugurada?

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...