quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Memória do Rádio Amapaense: Johnny Hallyday: ele passou pelo Amapá

Por José Machado (*)
Morreu ontem o cantor e ator francês Johnny Hallyday. O artista há muito estava com a saúde fragilizada. Em 2009, passou por uma cirurgia de hérnia de disco em Los Angeles tendo sido hospitalizado. Três anos depois, sofreu um infarto do miocárdio, na ilha caribenha de Guadalupe.
Reprodução
Johnny Hallyday, cujo verdadeiro nome é Jean-Philippe Smet, com 74 anos de idade, à época, chegou a anunciar o encerramento de sua carreira artística, através de seu site oficial. Ainda assim, continuou realizando shows, pois segundo o próprio, cantar, era uma das coisas gostava de fazer.
O sucesso que teve até ontem quando nos deixou, ao som das suas belíssimas canções não só em discos, mas na vida que nos resta, continuará embalando nossos sonhos. Ao comentar sobre sua vida fecunda, nos remete a uma manhã do ano de 1965 quando tínhamos iniciado em rádio.
O João Lázaro (Janjão), chegou eufórico na Difusora, com um exemplar do CORREIO DA MANHÃ, que trazia uma valiosa informação – um grande furo jornalístico: 
Paris Match - Reprodução
O cantor francês JOHNNY HALLIDAY, comparado pelos europeus com Elvis Presley, acompanhado da esposa a cantora  SYLVIE VARTAN (divorciados há 30 anos) e seu conjunto, famosíssimos mundialmente como grandes ídolos  do yé-yé, fariam na tarde daquele dia, uma escala no aeroporto de Macapá, para reabastecimento da aeronave, que seguiria para as Guianas para um grande show.
Iniciamos toda a logística para entrevistá-los. Autorização do comando da COMARA -Companhia Administradora de Aeroportos -subsidiária da Aeronáutica (não existia a Infraero), para acesso à pista -  localização do francês há muito radicado em Macapá Paul Leraut, que serviria como intérprete.
Na medida que as horas avançavam, aumentava nossa ansiedade e angústia, pois apesar dos esforços não havíamos localizado o velho gaulês, que normalmente cruzávamos com ele pedalando pelas ruas da cidade.
Aproximadamente as 15h, com alguns minutos de atraso, a pequena aeronave começou a taxiar na pista até a pequena estação de passageiros, onde eu e o Lázaro, assistíamos ao desembarque dos passageiros vips, que aguardariam o reabastecimento do avião. Fizemos Flashs noticiosos para a emissora ainda assim, ficamos com a sensação de dívida com o ouvinte, por não havermos feito a entrevista.
Anos mais tarde comentando o episódio, ficou uma certa frustração de não havermos documentado o evento. À época, ambos adolescentes, não tínhamos naquela altura, a noção exata da dimensão do fato, senão teríamos feito várias fotos com os grandes ídolos, que estariam aqui ilustrando a matéria.
O lado bom dessa história, é que Macapá foi a primeira cidade brasileira visitada pelo   grande roqueiro francês. Ainda que a visita tenha sido somente ao aeroporto.
Confira alguns números impressionantes da carreira desse grande astro: 80 milhões de discos vendidos; 900 músicas, 150 excursões, 18 discos de platina, 25 discos de ouro e 17 milhões de espectadores em seus shows.
(*) jornalista e radialista amapaense
Esse foi um de seus sucessos: 

Fonte: Le site de Toutes vos stars et célébrités (Estrelas e Celebridades ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...