quinta-feira, 18 de julho de 2019

Foto Memória de Macapá: Desportistas na Praça Veiga Cabral

Mais uma relíquia histórica do Baú de Lembranças do amigo João Silva, que se transforma na nossa Foto Memória de hoje.
Típica manhã de domingo, Macapá, Praça Veiga Cabral, anos sessenta...Mais detalhes amigos?! Sou capaz de apostar num cenário de saída da missa das sete horas na İgreja de São José...A velha mangueira, os trajes dos dois craques do Moleque Travesso, Célio e Pennafort, dão a pista; perceba que a Praça Veiga Cabral estava em obras. O registro faz parte do acervo do boleiro Pennafort, popular Macaco, que rodou barbaridade no futebol Tucuju: Juventus São José, Manganês da Serra do Navio, Amapá Clube, Santana, Macapá, Guarany e Seleção Amapaense. Célio jogou no Juventus, Macapá e Seleção Amapaense. No detalhe alguns automóveis antigos à espera de uma corrida no primeiro ponto de táxi de Macapá. A mangueira da foto foi derrubada pelo Governo Ivanhoé Martins para alargar a antiga Rua São José.
Texto e foto retirados da página do jornalista João Silva, no Facebook, com a devida anuência do autor.
Nota do Editor: A respeito dessas obras de revitalização da praça Veiga Cabral, é importante registrar que o autor do projeto foi o artista plástico e professor Carlos Nilson Costa, que também dirigiu os trabalhos.
O desenho da calçada lembrava as ondas do majestoso Rio Amazonas. A Rua São José e a Avenida Presidente Vargas foram alargadas para servir de estacionamento para o ponto de Táxi, na Praça.
Foi colocada uma cabine para o telefone do Calhambeque (Tomé Nascimento das Chagas) e de outro personagem pioneiro taxista, desportista e empresário Jarbas Gato, falecido recentemente. As mangueiras ficaram, assim, fora da calçada da Presidente Vargas. Lá foram colocados uns brinquedos.
Para ajardinar ele contou com a coordenação ímpar do brilhante e saudoso Natan de Carvalho. Tinham até roseiras. A arborização é dessa época e a drenagem abrange toda a área da praça e está debaixo da terra desaguando na Cândido Mendes.
A Pedra de manganês, de três toneladas e meia está enterrada com um metro e trinta de profundidade. Foi doada pela ICOMI e veio diretamente da Serra de Navio.
O Prefeito era Renée de Azevedo Limmounche, que governou o município de Macapá no período de agosto de 1964 a 30 de abril de 1965.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...