quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Foto Memória de Macapá: o Pioneiro Taumaturgo Nunes da Costa

Nossa Foto Memória de hoje é de um Pioneiro que, como muitos outros, passou pelo Amapá na época do Território Federal.
Falamos de Taumaturgo Nunes da Costa que era paraense de Soure, onde nasceu em 17 de novembro de 1921. Seu pai Clemente era imigrante português e irmão do Sr. Luís Pires da Costa, proprietário da "Casa das Cordas", uma das mais antigas e sortidas do comércio de materiais de construção em Macapá, nas décadas de 50 e 60.
Seu Taumaturgo, era primo legítimo dos irmãos José de Matos Costa o popular "Zelito" e de Fátima Leitão.
Por parte de mãe era da tradicional família Nunes, de Soure, mas não tinha nenhum vínculo familiar com os Nunes de Alenquer, do ex-governador Janary Nunes.
Ele foi para Macapá, na criação do Território. Inicialmente trabalhou na Divisão de Segurança e Guarda, servindo na delegacia de polícia. Posteriormente foi para a Secretaria Geral. Era desportista. Jogou pelo Amapá Clube e pelo Esporte Clube Macapá. O  jornalista Ernani Marinho confirma que ele foi ponta direita do azulino da Av. FAB.
Contraiu matrimônio em 15 de agosto de 1953 com Annie Felgueiras Vianna na catedral da Sé em Belém do Pará, quando ela passou a se chamar Annie Vianna da Costa, uma das pioneiras da Educação no Amapá.
Estava participando de uma pelada entre solteiros e casados na Fazendinha, em um domingo de Ramos em que o cunhado dele Renato Vianna estava festejando o nascimento de seu primogênito, Carlos Vianna, quando sofreu um mal súbito vindo a falecer, deixando a esposa viúva após 8 meses da casados. O filho Taumaturgo nasceu 2 meses depois e não chegou a conhecer o pai.
Quando faleceu em 11 de abril de 1954, Seu Taumaturgo tinha 32 anos de idade.
Essa foto foi tirada por um amigo dele chamado Daniel, que além de funcionário público era também  fotógrafo. Tem como cenário a praça Veiga Cabral, ao lado do cruzeiro, em frente à Matriz de São José. Ernani Marinho informa que Daniel, era proprietário do foto Daniel, na presidente Vargas, praça da Matriz, à época, ao lado do beco das Pernambucanas.
Foto e informações biográficas fornecidas pelo amigo Taumaturgo Costa, filho do biografado, a quem agradecemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...