domingo, 9 de outubro de 2022

FOTO MEMÓRIA DO COMÉRCIO AMAPAENSE – CASA NABIL

Graças à publicação do Pe. Paulo Roberto Matias Souza na rede social, finalmente, conseguimos encontrar uma foto da Casa Nabil que há muito procurávamos.

Os antigos moradores da Favela e dos bairros mais próximo ao centro de Macapá, lembram da Casa Nabil de Aziz Ghammachi, que tinha publicidade comercial na Rádio Difusora de Macapá.

Em dezembro de 1953 o empresário libanês Aziz Ghammachi chega em Macapá, junto com o irmão Maurice Ghammachi e, no ano seguinte, monta na Rua Leopoldo Machado 2123, ao lado do Estádio Glycério Marques, a Casa Nabil, em homenagem ao seu filho Nabil Ghammachi.

Como podemos ver numa das fotos em preto e branco, no princípio era um simples comércio de gêneros alimentícios de primeira necessidade, além de laticínios e bebidas. Posteriormente, ele montou uma loja de móveis e artigos de decoração.

Após a morte de seu Aziz, a loja foi extinta. No mesmo local, o filho Nabil, em sociedade com a esposa Elizabeth Ferreira de Oliveira Ghammachi, instalou, em 1996, a Art Brindes, empresa especialista em impressão de material para uso universitário.

Sem dúvida a Casa Nabil marcou época no Comércio da capital amapaense.

Fotos: Pe. Paulo Roberto Matias Souza (Arqiuivo pessoal)

Via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...