quarta-feira, 6 de maio de 2015

Do Fundo do Baú; “Yes,... tivemos... Lambretas”!

A intensão do blog, não é plagiar o título da obra carnavalesca de Braguinha-Alberto Ribeiro (Yes, Nós temos banana!, e sim reviver uma época inesquecível que passamos em Macapá.
Apresentamos aos leitores, essa raridade do Baú de Lembranças do amigo e blogueiro João Silva.
Na imagem dos anos 60, um outro amigo comum passeando sob uma lambreta, que era sensação nos anos dourados em Macapá. E o próprio João Silva é quem nos fala sobre seu achado e o personagem dessa foto histórica:
“O registro é de 1962 e o rapaz de 22 anos pilotando uma lambreta na antiga Rua Cândido Mendes, próximo ao Armazém Macapá, na esquina da Presidente Vargas, é o João Oliveira antes de ser piloto de avião; daí que cutuquei sua memória privilegiada e ele me disse que a imagem registra a estreia da sua primeira lambreta (ele teve outras), que era um domingo de férias e que descia a Cândido Mendes à tardinha para encontrar amigos, ‘olhar’ as garotas na orla…Grande João Oliveira, olha ele aí todo prosa, sem imaginar que decorreriam quase meio século de lá até aqui!” (João Silva)
A amiga Ângela Carvalho, gostou do tema e pegou carona na “Lambreta” do João Silva para nos mostrar outra raridade, do fundo do baú, também usada em sua família: 
“Aproveitando a deixa do João Silva, vai esta foto do meu pai Paulo Pereira de Carvalho, que foi motorista da CEA e trabalhou nas obras do Paredão. Também dirigia o "MAK" em Serra do Navio. Aqui em 1967 + ou - (vou confirmar o ano) na Lambreta com as 4 filhas, Marta Maria, Maria Marta, Eu, Ângela e Suely. Esta fotografia (...) foi tirada na Av. Pe. Júlio Maria Lombaerd, 252 - entre São José e Cândido Mendes. Provocada por este Memorial, vou começar a escrever pequenos relatos que estavam esperando essa "Provocação" já tenho um nome : "’Descendo a Ladeira, Memórias da Cândido Mendes’” (Ângela Carvalho)
Leia essas e outras matérias interessantes na pagina do Memorial Amapá, no Facebook.
Pois é. em Macapá tivemos muitas outras coisas que passaram, ... e não voltaram mais!
Via Facebook

Um comentário:

  1. Édi Prado - Puxa que resgate.E temos outros lambretistas que venho cutucar para liberar as histórias deles.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...