quarta-feira, 13 de maio de 2015

Foto Memória da cidade: Família Fujishima, em Macapá

Registro de 1962 - Os Fujishima, ao lado da camionete, em frente à casa da família na Av. Coaracy Nunes, entre as Ruas Jovino Dinoá e Leopoldo Machado, em Macapá.
A partir da esquerda: Dona Sueko, com Yasuo ao colo; Sr. Matao; Reiko; Chikahito, e os dois embaixo Toshio e Joji(falecido)
A filha Lucia Fujishima, que postou as fotos, não aparece nas imagens.
Ano 1962 – Família Fujishima no interior da mercearia no Mercado Central de Macapá, D.Flor(Sueko), Masanori, Chikahito e outros.


Resenha Histórica - Segundo o historiador Nilson Montoril de Araújo, “a primeira leva de imigrantes japoneses chegou ao Amapá em agosto de 1953 constituída por 29 famílias. Em setembro de 1954, outras famílias aqui desembarcaram. Uma das famílias ocupou espaço na área que hoje corresponde a Praça Jacy Barata Jucá, na frente da cidade de Macapá. No meio de aningas, juquiris, mata-pastos, aturiás e outras vegetações, plantaram hortaliças e bananas. De imediato, a maioria foi para a colonia agrícola do rio Matapi, no chamado Matapi do ferro. Tenho o nome de todas as famílias e seus integrantes no momento da chegada a Macapá.”
Lucia Fujishima – a filha que postou as fotos no Facebook – complementou as informações do Nilson, lembrando que os pais dela – Sr. Matao e Dona Sueko - imigraram em julho de 1953, e que a princípio, fixaram-se em Fazendinha/AP.
Nilson informou também que na Fazendinha havia o Posto Agropecuário, onde eram feitas plantações experimentais de milho, arroz e legumes. Cinco famílias nipônicas foram atuar em Fazendinha, entre elas, os Fujishima.
IMIGRANTES JAPONESES - COLÔNIA "AMAPÁ" BRASIL
No dia 31 de julho de 1953, zarpava do porto de Kobe,no Japão, o vapor "África Maru" com destino ao porto de Belém, no Estado do Pará. Entre os nipônicos que imigravam para o Brasil, 29 famílias seriam instaladas no município de Macapá, capital do Território Federal do Amapá. Estas 29 famílias fizeram a viagem entre Belém e Macapá a bordo do navio Araguary, que trazia a reboque a alvarenga Uaçá, onde tinham sido acomodados os pertences dos imigrantes. Saíram da capital paraense no dia 4 de setembro e chegaram a Macapá no dia 6. No total era 177 pessoas, as quais foram exercer atividades agrícolas no Território Federal do Amapá. Os relacionados até o numero 43 ficaram no Pará. Do número 44 ao 177 foram mandados para Macapá. Consequentemente, não foram para o Amapá os 177 passageiros do "África Maru" e sim 134. Na relação dos imigrantes, a contar do número 160, estendendo-se ao 165, as referências são para a família Fujishima: 160-Matao, chefe do grupo, 29 anos; 161-Sueko,esposa de Matao,26 anos; 162,Chikahito,filho,6 anos;163-Reiko,filha, 4 anos; 164-Joji, filho 1 ano; 165-Katsuto, irmão de Sueko,20 anos. Para atender a legislação em vigor, os imigrantes tiveram que adotar prenomes próprios da língua portuguesa. (...) Neste ano de 2015, em setembro, contaremos 62 anos da saga dos nipônicos. (Nilson Montoril)

(Texto completo no Facebook)

(Fonte: Lucia Fujishima, via Memorial-Amapá)

(Post reeditado às 22h30m, com correções e atualizações)

Um comentário:

  1. Édi Prado - Que grande sacada. Temos a família de Mityshuoshi Shibayama, que deu origem ao nome da baixada do Japonês, no Perpétuo Socorro, devido as hortas que abasteciam a cidade com legumes em geral e verduras. Este ano completa 120 anos de amizade entre o Brasil e Japão. Em 05 de novembro de 1895, em Paris, os embaixadores Soné Arasake e Toledo Piza e Almeida firmaram o compromisso de paz e amizade entre o Brasil e o Japão, celebrando o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, que deu início as relações diplomáticas entre as duas nações. Em 2015, os dois países comemoram os 120 anos desse tratado, que estreitou o caminho entre estes povos de culturas e tradições tão diferentes e trouxe inúmeras conquistas para ambos.


    http://4.bp.blogspot.com/--M45fnR_bX4/VKBl-kFB5YI/AAAAAAAAUZA/tR_gkvxNp9o/s1600/Logomarca.jpg

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...