quinta-feira, 14 de maio de 2015

Foto Memória da cidade: Antigo prédio do Abrigo São José, em Macapá

O Abrigo São José, localizado no bairro Santa Rita, na Zona Oeste de Macapá, é uma instituição filantrópica criada em 18 de março de 1965 por um grupo de mulheres voluntárias, para suprir a necessidade da construção de uma instituição para idosos. Inicialmente a instituição atendia a todos os idosos, sozinhos ou que moravam em casa de filhos, que passavam necessidades ou não. 
A partir de 1969, em razão do aumento da população de velhinhos, começou a ser implantado um sistema de triagem, levando-se em conta a situação socioeconômica de cada um.
Em 24 de abril de 1968 é inaugurada a Capela Santa Rita, pelo bispo prelado de Macapá dom José Maritano, e a assistência aos velhinhos passou a ser administrada por padres camilianos residentes no Hospital Escola São Camilo e São Luiz. A Casa Abrigo, no momento de sua inauguração em 1965, tinha 28 velhinhos internos.
Em 14 de março de 2002 o Abrigo são José é transformado em Centro de Referencia para Tratamento de Idosos, com um orçamento anual de R$ 500 mil.
Hoje atende e abriga idosos com idade acima de 60 anos, que vivem em estado de vulnerabilidade e abandono social e familiar. É mantido pela Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), por meio do Governo do Estado, e conta também com algumas parcerias como as do Serviço Social do Comercio (Sesc), Ministério Público do Estado (MP/AP), Tribunal de Justiça do Amapá ( TJAP) Senac e Serviço do Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), dentre outros.
O abrigo conta atualmente com o quantitativo de 60 idosos, cuidados por uma equipe multidisciplinar com médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistente sociais, massoterapeuta, psicólogos, professor de educação física e educador social, todos empenhados em proporcionar o melhor a todos os abrigados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...