quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Foto Memória da cidade: Primeiros carros de Macapá

Vejam esta raridade que trago hoje para os nossos leitores.
A foto - reproduzida do Facebook - pertence ao acervo do Sr. Juvenal Salgado Canto, esposo da professora Sol Elarrat Canto, ambos, pioneiros de Macapá/AP.
Embora o registro fotográfico não tenha data, é dos primeiros anos de existência do ex-Território Federal do Amapá, que foi criado em 1943.
Foi tirado no centro do campinho de peladas, que existia na praça Veiga Cabral, antiga praça da Matriz, em Macapá.
A esquerda de quem olha nota-se um veículo, semelhante a um modelo de FORD Anglia 1949, cujo motorista não foi reconhecido por nós. Ao fundo uma ponta da antiga barraca da Santa (que foi demolida).

Adequação histórica - O Ford Anglia é um carro britânico, que foi projetado e fabricado pela Ford no Reino Unido. Ela está relacionada com a Ford Prefect e mais tarde Ford Popular. O nome Anglia foi aplicado a vários modelos entre 1939 e 1967. Um total de 1.594.486 Anglias foram produzidos. Foi substituído pelo Ford Escort.(Wikipédia)

O carro preto à direita, trata-se de um modelo semelhante a um CHEVROLET FLEETMASTER 1947. O motorista de terno todo branco é o Sr. Juvenal Salgado Canto.

Adequação histórica - O Chevrolet Fleetmaster é um automóvel que foi produzido pela Chevrolet nos  Estados Unidos para os anos de 1946, 1947 e 1948. (Wikipédia)

2 comentários:

  1. Lázaro: o campo da Praça da Matriz, à época, não era um campinho de pelada, era o campo de futebol oficial da cidade, onde disputava-se o campeonato amapaense, antes do Glicério Marques.
    Ernani Marinho

    ResponderExcluir
  2. Observamos pela esquerda ao fundo, detalhe da antiga Barraca da Santa, que ficava em frente a igreja da Matriz, e pela direita bem ao fundo, residência do Duca Serra com as mangueiras que ficávam exatamente em frente a velha Usina de Força e Luz e Garagem Territorial respectivamente e num último detalhe, ao lado das duas portas do Duca Serra aparece em detalhe outra residência, essa a do Sr António Moeda na rua hoje correspondente a avenida General Gorjão.

    ResponderExcluir

UM PIONEIRO DO AMAPÁ > JOSÉ OTÁVIO MAIA (in memoriam)

] Nossa homenagem póstuma a um dos Pioneiros do Amapá. JOSÉ OTÁVIO MAIA um dos Pioneiros do Amapá , nasceu em Fortaleza, Ceará em 19 de j...