quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Do Fundo Do Baú: Macapá, ontem e hoje

Ao assumir o governo do Amapá, em 25 de janeiro de 1944, Janary Nunes  - primeiro governador daquela unidade federativa - providenciou, de imediato, o planejamento da infraestrutura básica do recém criado Território. Deu início ao ordenamento urbanístico de Macapá, construindo conjuntos residenciais, para Diretores e funcionários da Administração, escolas, postos de saúde, etc.
As casas dos Diretores foram edificadas na Praça Barão do Rio Branco (no Centro de Macapá), onde também foi erguida a Residência Governamental.
ONTEM: Na foto acima, num recorte do Jornal Amapá de 1952, em preto e branco, podemos ver duas dessas casas ao lado da agência dos Correios e Telégrafos na Av. Coronel Coriolado Jucá, esquina com a rua Cândido Mendes. 
(Foto gentilmente cedida pelo amigo Paulo Tarso Barros).
Em outra foto da mesma época (anos 50), temos um plano geral da Praça Barão, vista a partir do Grupo Escolar do mesmo nome, tendo ao fundo as duas residências oficiais e mais a sede dos Correios.
HOJE: A foto de hoje (2015), vemos no mesmo ângulo, o citado trecho atualmente, com as residências completamente modificadas de seu "design" original, e com a agência dos Correios em pleno funcionamento no mesmo prédio, depois de quase 70 anos. (Foto de Édi Prado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...