domingo, 19 de julho de 2015

Nota de falecimento; Morre em Belém, o prof. e advogado Rui Apolônio

Faleceu neste sábado(18), em Belém do Pará, o professor e Advogado Rui Apolônio de Oliveira.
Rui Apolônio, nasceu no Município de Amapá; Cursou o primário no Grupo Escolar Veiga Cabral, na cidade de Amapá.
Foi para Macapá ainda adolescente e estudou na Escola Industrial, hoje Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes, em regime de internato. 
Depois estudou no IETA, Instituto de Educação do Território do Amapá, extinto para dar lugar a UEAP, onde se destacou como atleta de salto em altura, nas Olimpíadas Estudantis, do final dos anos 60.
Frequentou a CADES (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário), um curso de dois anos, que visava difundir e elevar o nível do ensino secundário.
Foi atleta do Esporte Clube Macapá.
Foi para Belém com uma bolsa do Governo do Território Federal do Amapá. Morou em uma república junto com o advogado Adelmo Caxias, já falecido, e Paulo Oliveira, hoje jornalista.
Prof. e advogado Rui Apolônio de Oliveira
Formou - se em Direito, fez o exame a OAB e tornou-se advogado, profissão que exercia atualmente.
Foi professor em várias escolas do estado, entre elas o CCA - Colégio Comercial do Amapá, hoje Escola Estadual Gabriel de Almeida Cafe, e o Ginásio Municipal Augusto Antunes, em Santana.  Educação Moral e Cívica foi uma das várias disciplinas que lecionou. 
Rui Apolônio aposentou-se como professor.
O corpo do professor Rui Apolônio foi velado na Capela Santa Maria, na Rua Hamilton Silva, quase esquina com a Mendonça Furtado.
O sepultamento ocorreu às 16h30 deste domingo(19/7), no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Macapá.
O amigo José Maria Teixeira, registrou no Face, o seguinte comentário:

"Que Deus o tenha. Estive no funeral simples e bonito com o Padre Álvaro na pregação de despedida e com vários familiares e colegas professores se pronunciando a respeito da vida dele!!! Muitos aplausos ... nos pronunciamentos, na saída do velório e hora do enterro no Cemitério da Conceição no Centro."

Fontes: Walter Jr. via via e-mail (Instituto Memorial Amapá). 
com informações repassadas por  Lair Banha.
(Última atualização às 21h47)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...