sexta-feira, 15 de setembro de 2017

ESPECIAL - Macapá chora a morte de Zeca Eletricista

O pioneiro Zeca Eletricista, cujo nome de batismo era José do Carmo Tavares, filho de José Rosa Tavares e Maria do Carmo Tavares, nasceu na casa dos pais, em março de 1928, sendo "aparado" por Luzia Francisca da Silva, a Mãe Luzia. Em 2018, completaria 90 anos. 
A partir da esq.: à frente: Jangito (sentado), em pé: Ana, Quitéria, Lourivalda (Lurica-falecida) e Tereza. 
Atrás estão:  Biló, Joanice, Zeca Tavares e Faustino (falecido).
Irmão de João do Carmo Tavares (Jangito), Faustino e Biló, destacados atletas do futebol amapaense. Era também irmão da Tereza e da Dona Quitéria, que trabalharam com os Irmãos Zagury. (vide foto acima)
“Seu” Zeca Tavares veio ao mundo no Largo dos Inocentes, o recanto mais populoso de Macapá. Os antigos moradores de Macapá diziam, que ali tinha tanta gente, que parecia um formigueiro. 
Foi aluno da Escola Primária de Macapá e começou a trabalhar cedo.  
Na Prefeitura de Macapá aprendeu o ofício de eletricista e prestou relevantes serviços à Comuna Macapaense. “Seu”José Tavares não era de jogar conversa fora. Foi torcedor do América Futebol Clube, do Rio de Janeiro, mas se desencantou com o clube. Chamá-lo de Zeca Americano era um desaforo. 
Ele e a Tia Lucy, sua esposa foram pessoas estimadas. Ela, festeira do marabaixo e tacacazeira famosa. Após a morte da Tia Lucy, “seu” Zeca Eletricista perdeu o ânimo pela vida. 
No último sábado, (antes da morte dele) foi visto sentado no banco branco existente no pátio de sua casa. O mesmo que aparece na primeira foto que ilustra esta postagem. Parecia cansado e tirando um cochilo.
José do Carmo Tavares, que era diabético, faleceu na quinta-feira 14 de setembro de 2017, por complicações da doença, e foi enterrado no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade.
Texto de Nilson Montoril, (adaptado ao Porta-Retrato) publicado originalmente, na íntegra, na página do grupo MMM - MEIO DO MUNDO MACAPÁ, no Facebook.
Com informações complementares do Jornalista João Silva.
Fonte: Facebook

Um comentário:

  1. Quando uma pessoa igual ao Seo Zeca se vai, fica um vazio. Um sentimento estranho, quase de culpa. Quando isso ocorre, pode ficar certo e não somente agora porque ele se foi: Uma boa gente. Um coração de menino. O andar dele continua vagando em minha lembrança.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...