quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Foto Memória do Esporte Amapaense: ex-zagueiro Turíbio Guimarães

Foto Memória de hoje, homenageia o craque do Futebol Amapaense, ex-zagueiro Turíbio Orivaldo Guimarães.
Turíbio Guimarães nasceu no dia 12 de Julho de 1924, no Distrito de Jurity, município de Óbidos, região do Baixo Amazonas, no Estado do Pará. Foi casado com a Sra. Altamira da Silva Guimarães. Funcionário Público do ex-Território Federal do Amapá, exerceu a função de Pintor na Garagem Territorial. Tinha costume de chamar carinhosamente de “Mãezinha” seus amigos de trabalho e de futebol. A bordo do Navio Araguari desembarcou em Macapá em 1947 a convite do então Governador do Território Federal do Amapá, Janary Gentil Nunes para trabalhar e jogar futebol. Durante a viagem Turibio conheceu o famoso jogador de futebol chamado Joãozinho "Puqueca", que, já contratado, ia para o Amapá para jogar no Trem Desportivo Clube, que o convidou e o apresentou ao Sr. Belarmino Paraense de Barros, primeiro presidente do clube da Feliciano Coelho.
A partir daí começou a trajetória esportiva de Turíbio Guimarães no futebol amapaense. 
Depois de alguns anos jogando pelo Trem Esporte Clube, como era chamado na época, também colaborou com a criação do time de futebol que chamaria de Atlético Latitude Zero, nome dado por seus idealizadores, os desportistas Vanderley, Alzir Maia e Fernando, conhecido por “75”. Turíbio também foi um dos fundadores da conhecida “Pelada” denominada “Casados e Solteiros” do Bairro do Trem, tendo como colaboradores os amigos Rosendo Góes, Herondino do Espírito Santo(Já falecidos) e Humualdes de Morais, conhecido por “Feijão”, hoje contando com 91 anos de idade. Segundo o desportista Raimundo Maia Barreto, conhecido por “Cristiano”, a primeira pelada “Casados e Solteiros foi jogada no campo dos escoteiros do Mar Marcílio Dias, no mês de setembro de 1949. Em 1981, Turíbio muito doente pediu a seus filhos para que chamasse o José Maria Gomes Teixeira, o “Manga”, para lhe fazer um dos seus últimos pedidos em vida, e Manga se dirigiu até a residência de Turíbio, na Vila Montese, área militar, atrás do Estádio Glicério Marques, próximo da Escola Estadual Coaracy Nunes. Pediu a Manga: “Não deixa a pelada Casados e Solteiros acabar, e que comece sempre às 05:00 horas da tarde, faça sol ou faça chuva”. José Maria Gomes Teixeira, que à época assistiu a 1ª “Pelada” no colo de “Cristiano” dirigiu por mais de quatro décadas esse importante evento esportivo do Amapá. Outro fato interessante, é que a bola utilizada na primeira “pelada” era totalmente de couro fino, costurada com barbante de sola pura.
Além de atuar pela equipe do Trem Desportivo Clube, Turíbio atuou no Atlético Latitude Zero, Amapá Clube e também fez parte da Seleção Amapaense, que disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções em 1950, na inauguração do Estádio Municipal, primeiro jogo contra a Seleção do Pará, 0 x 1 o placar, gol de Norman. O elenco da Seleção Amapaense era: Lavareda, 91, Suzete, 75, Turíbio, Álvaro, Marituba, Roxinho, Raimundinho, Cabral, Luiz, Cláudio, Dedeco, Alves, Adão, Boró, Cabeça, Zé-Maria e o técnico era o Delbanor Dias.
Esteve na Seleção Amapaense de 1956, ao lado de: Darci, Zé-Maria, Aristeu e Mundico; Sabá, 75, Raminho, Base, Amujaci, Fogão, Aristeu II, Justo, Maranhão e Façanha; Lelé, Mizael, Edésio, Clemildo, Sancho, Expedito, Bibito, Passarinho II e Alves; Guilherme, Palito, Mafra, Avertino, Wlademir, Perigoso, Azamor, Piturisco, Juarez, Armando, Biroba, Maximino, Pantera, Sérgio, Carlos e Raimundo.
Foi campeão invicto pelo Trem - Torneio “Vargas Neto”, em 1951 – Time campeão: Lavareda, 75, Chicão(depois Turíbio), Prisco, Major, Sansão(depois Chicão), Serra, Cansado(depois Sansão), Alves, Adão e Joãozinho.
Em 1952, foi campeão amapaense, jogando na posição de zagueiro central ao lado de Guloso, Cabral, Alves, Manú, Aristeu, Chico, Vadoca, Adão, Carlos e Joãozinho. No Trem também atuou ao lado de Sales Lima, Caboco, Vasconcelos, Vadoca, Hélio, Lelé, Arlindo, Chicão, Wilson, Orlando, 75, Prisco, Racildo, Messias, Cansado, Sansão, João Melo, Major e Biribá.
Pelo Atlético Latitude Zero jogou ao lado de: Edgar, 75, China, Cremildo, Expedito, Manoel, Bené, Santino, Carlos Cuchichiba, Estrêla, Guilherme, Santana, Chico, Bandeira, Antônio e Cristiano.
Hoje, a Arena da Praça Nossa Senhora da Conceição(antigo campo de futebol), onde é realizada a pelada Solteiros e Casados e também a Copa do Mundo Marcílio Dias, leva o nome de Turíbio Orivaldo Guimarães(O TURIBÃO), um projeto do desportista e ex-vereador Alceu Filho. Quando vereador, Alceu, que também foi grande expressão do futebol amapaense, prestou mais uma homenagem ao craque Turíbio, dando-lhe o nome a uma Rua no Bairro do Perpétuo Socorro, em Macapá.
“Grande desportista, depois que parou de jogar futebol, continuou a fazer o que sempre gostou, o esporte, deixou muitas saudades e lembranças!!! Deixou plantada uma semente muito boa para os filhos,...todos  encaminhados!!! O esporte fez muito bem para minha família, e para a família de muitos outros abnegados da época do Solteiros e Casados do Bairro do Trem”, comentou o filho, Orivaldo Guimarães, o “Pelado”.
Turíbio, deixou os filhos: Fátima Guimarães, Turíbio Guimarães (Turibinho), Raimundo Nonato(Negão), Marta Guimarães, Judith Guimarães, Orivaldo Gumarães(Pelado) e Antonio Guimarães(Tonga).
Turíbio Orivaldo Guimarães faleceu aos 57 anos de idade, no dia 12 de junho de 1981, na capital, Macapá.
‎Texto de Franselmo George, via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...