sábado, 24 de novembro de 2018

Foto Memória do Esporte Amapaense: O Matriz Esporte Clube

Nossa Foto Memória de hoje, foi publicada no Porta-Retrato, em 3 de julho de 2013, com uma informação equivocada de que o Matriz Esporte Clube teria sido o embrião do Juventus Esporte Clube, de Macapá.
É um registro fotográfico de 1960, que mostra o time do Matriz Esporte Clube, no antigo campinho que se localizava onde hoje é a Praça Veiga Cabral.
O jornalista João Silva, corrige o equívoco e esclarece que “o Matriz Esporte Clube, que chegou a ter sede própria, não foi embrião do glorioso Moleque Travesso, mas surgiu na vizinhança da Prelazia de Macapá, no beco da İntendência, antiga Siqueira Campos, onde morava o velho Santos, pai dos amigos Jacy, José e Ciro Jansen Costa.
O time disputava os torneios organizados pelos padres do PİME na Praça da Matriz, isso no final dos anos 50, comecinho dos anos 60.”
Nosso amigo Balalão assegura que “nessa formação do Matriz mais da metade - quase o time inteiro, é de perna de pau (PP); vamos lá, da esquerda para a direita, em pé: Pe.Paulo Di Coppi, João Coutinho (PP), Ailton 'Beiço de Burro' (PP), Emídio Rola (PP), Lulu Picanço (PP), Nilson Massaranduba (PP), Jacy Jansen (PP), Salomão Alcolumbre (Piru? Técnico? Cartola?); agachados: João Eudes 'Cabeludo' (cartola, olha o óculos dele!), Cutia, Zeca Fino, J.Ney, Círio Coutinho e Getulio 'Vaca Podre' (PP).Tempo bom, tempo do 'Milan', da Fiorentina, da 'İnter', da 'Juv', do Brasília, da Portuguesa, do Madureira, mas também do Matriz, por que não? Na imagem ainda aparecem em pé: o Enildo ainda garoto, futuro craque, entre o Rola e o Lulu, e o Joel Modesto entre Jacy Jansen e o Salomão Alcolumbre.
Passaram para outro plano, Zeca Fino, Salomão Alcolumbre, Emídio Rola, Ailton Beiço de Burro e Círio Coutinho.”
Fonte Facebook
Foto: recorte do Jornal Diário do Amapá de 1995
( Post repaginado, reeditado e atualizado em 24 de novembro de 2018 )

Um comentário:

  1. Édi Prado - Que viagem fantástica . Eu era menino.Mas conheci todos.A maioria era amiga do meu irmão, o Canhoto, que jogou no São José e no Santana.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...