quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Foto Memória do Esporte Amapaense: América Futebol Clube

Nossa Foto Memória de hoje, registra um raro momento do esporte amador de Macapá.
O Time do AMÉRICA-AP - INÍCIO DOS ANOS 70
Em pé: Marinho Macapá, Bernardo, Pedrinho, Zé Luiz, Deca, Walber, Célio, Quipilino e Dias. 
Agachados: João do Bolão, Vavá, Augustinho, Nuruca, Zé Raimundo, Sabá e Dico do Guito.
O América, era um dos clubes da era amadorística do futebol de Macapá.
Como a de muitos outros, sua criação foi inspirada em agremiações congêneres do Rio de Janeiro. Muito pouca coisa sobre sua história foi registrada e hoje pode ser contada, por aquelas pessoas que viveram os bons momentos do esporte, no início do ex-Território Federal do Amapá.
Lembro, apenas, que a sede da agremiação era bastante concorrida na parte social. Situava-se em uma área do bairro do Laguinho, onde algum tempo depois foi erguida a Praça Chico Noé.
Era um ponto de diversão da moçada laguinense que curtiu bons agitos nos tempos sombrios da sempre pacata Macapá.
Como eu era muito novo pedi auxílio ao amigo e parceiro Édi Prado, que também era garoto e lembra da sede na área hoje situada entre as ruas Gal. Rondon e José Serafim. Segundo ele, “o salão era tão grande que jogávamos bola lá dentro. Depois tínhamos que varrer o "campo" todo. As festas começavam na sexta e seguiam até domingo. Ninguém reclamava.”
Ele conta também que, vez por outra, havia um entrevero que durava quase uma hora, mas tudo era resolvido na mão. “Não se usava armas para brigar. Vale lembrar que depois da briga o pau torava. Ligavam a "aparelhagem " e dançavam até Hally Gully. O treino era três vezes na semana. Tinha o roupeiro que coletava tudo para levar para a lavadeira. O Seo Pedro Monteiro era o dono do time. Ele tinha um bar e mercearia no mesmo espaço, onde também era a residência.”
Quem souber de mais alguns detalhes e quiser contribuir, pode deixar registrado nos comentários.
Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...