sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Foto Memória de Macapá: Nonato Leal, 91 anos, firme e forte!

Com a devida anuência da amiga Verinha Leal, compartilho aqui no Porta-Retrato, uma foto rara do professor, músico e compositor Nonato Leal, com sua família. O registro foi feito na praia de Fazendinha/AP, às margens do majestoso Rio Amazonas.
Além da Verinha, estão bonitos na foto: os pais Nonato e Paracy Leal,  Tita Leal, Orgeny e José Maria Franco. 
Em frente a eles sentados no tronco:  Vanildon Leal, Vânia Leal, Vani Leal e Venilson Leal.
DADOS BIOGRÁFICOS - Raimundo Nonato Barros Leal (Nonato Leal), natural da Vigia(PA), nasceu em 23 de julho de 1927. Nonato Leal aos 8 anos de idade inicia com seu pai sua vida musical. Com 10 anos se apresentava ao público pela primeira vez tocando violino. Aos 13 anos começa a tocar banjo e aos 15, bandolim, violão tenor e viola. Aos 18 anos inicia o aprendizado de violão. Com 19 anos, compõe a primeira música chamada “Tauaparanassu”.
Foi para Belém aos 20 anos onde tomou parte do Cast. Artístico da PRC-5 Rádio Clube do Pará. Em 1945 se apresenta na Rádio Nacional/RJ no programa Papel Carbono (Renato Murce) e tira nota 10, imitando o violonista Dilermano Reis com a música “Se Ela Perguntar”. Em 1950, ingressa na Rádio Marajoara (PA) e excursiona pelo interior do Pará com os músicos e cantores do Cast. da emissora.
Em fevereiro de 1952, chega a Macapá (reside até hoje lá) a convite do seu irmão Oleno Leal, onde é convidado a fazer parte da Rádio Difusora de Macapá. Em 1953 conhece Paracy Jucá Leite, com quem se casa, em 1954.
Tocou com artistas renomados como Ângela Maria, Nelson Gonçalves, Waldick Soriano, Carmem Costa, Carlos Galhardo, João do Valle, Luiz Gonzaga e Agnaldo Rayol. Também com o Trio Muiraquitã, Sebastião Tapajós, Nilson Chaves, Walter Bandeira, Lucinha Bastos, entre outros.
Excursionou pelo interior do Amapá sob o patrocínio do Governo. Participou da Semana de Arte Amapaense em 1981 e 1984. Em 1958 fez vários programas nas Rádio Dragão do Mar, Verdes Mares e Uirapuru, no estado do Ceará. Compôs vários sambas-enredo para diversas escolas de samba do Amapá. Em 1982 e 1983 participou dos recitais de violão da Rede Nacional da Música (Funarte)). Em 1987 participou também do recital didático Vila Lobos, curso de violão do Sesc. Foi professor de violão na escola “Walquíria Lima”, de 1970 a 1988.
O músico lançou 2 CD’s, sob a direção de Manoel Cordeiro, chamados de “Lamento Beduino” e “Coração Popular”. Atualmente tem um programa de televisão chamado “De Pai Pra Filho”, com o seu filho Venilton Leal, com quem, também lançou um CD. Todos com estilo instrumental. (Heraldo Almeida)
Fonte: Jornal Diário do Amapá

Um comentário:

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...