terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Pioneiro do Comércio Amapaense: WINTER PEREIRA DE OLIVEIRA - Proprietário da Sorveteria Jesus de Nazaré

O empresário WINTER PEREIRA DE OLIVEIRA – nasceu em 1935, na ilha de Gurupá/PA, filho de Francisco Elesbão de Oliveira e Dona Adelaide Pereira de Oliveira. Chegou em Macapá em 1962, em busca de melhores condições de trabalho, e teve sua primeira oportunidade como auxiliar de torneiro mecânico, na oficina do Sr. Francisco Miccione – cunhado dele – que ficava localizada atrás do Macapá Hotel, e lá ficou por 14 anos. Depois desse primeiro emprego, foi incentivado, por alguns amigos, a trabalhar no ramo de sorveteria. Winter, deixava claro sua gratidão a esses amigos que lhe deram o primeiro empurrão para o novo empreendimento, entre eles o Sr. Oscar da Silva, que já trabalhou com sorveteria; os empresários Irmãos Zagury, os Irmãos Silva e o Sr. Antônio Português, que fundou a Sorveteria Santa Helena, no Bairro do Trem, que muito o ajudou e sempre foi seu grande amigo, apesar de ser seu concorrente nos negócios.

A sorveteria Jesus de Nazaré, sempre funcionou no endereço conhecido por todos os amapaenses, na Rua Leopoldo Machado, com Av. Mãe Luzia, onde tudo começou em 11 de novembro de 1972.

Durante todo esse tempo de existência da Sorveteria, muitas autoridades, turistas, cantores, artistas e fiéis clientes sempre consumiram seus produtos, fabricados das próprias frutas, sem adição de quaisquer produtos químicos.

A Sorveteria mantém até hoje, máquinas originais que eram utilizadas na fabricação inicial de seus produtos.

A técnica de sal moura, foi substituída pelo álcool, na fabricação de sorvetes que depois são conservados em potentes frízeres.

Seu Winter já chegou em Macapá casado com Dona Maria das Virgens Pereira de Oliveira. Dessa união foram gerados 7 filhos – 4 homens e 3 mulheres – sendo dois já falecidos.

Winter Pereira de Oliveira, faleceu em Macapá, na madrugada da terça-feira, dia 9 de fevereiro de 2021, aos 85 anos de idade, e foi sepultado em jazigo da família no Cemitério de N. S. da Conceição, no Centro da Cidade. Deixa viúva Dona Maria das Virgens com 80 anos.

As atividades empresariais prosseguem sob a responsabilidade de seus filhos.

Informações e depoimentos dados ao Porta-Retrato, em 2018 em Macapá, pelo empresário Winter Oliveira, em entrevista ao João Lázaro, editor do blog.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...