terça-feira, 30 de março de 2021

Memória do Esporte Amapaense: ESTÁDIO MUNICIPAL GLYCÉRIO DE SOUZA MARQUES

 Em 1949, o então Território Federal do Amapá, foi convidado a participar do XX Campeonato Brasileiro de Futebol.

O Estádio Municipal de Macapá, foi construído com a finalidade de preparar o Amapá para a competição.

As obras tiveram início em outubro de 1949.

A “Revista do Amapá”, daquele ano, registra que “as instalações do estádio, essenciais para a realização dos jogos daquele certame, foram construídas em prazo inferior a 30 dias..."

O estádio ocupa uma área de 120 x 174 metros, ou seja 36.540 m2.

O campo possuía inicialmente, do lado esquerdo, uma arquibancada, provisória, em madeira, com capacidade para 1.500 pessoas.

Sua inauguração, em 15 de janeiro de 1950, constituiu-se em um dos principais acontecimentos esportivos do Território, naquele ano.

Segundo o historiador Estácio Vidal Picanço, “o governador Janary Nunes hasteou a bandeira nacional no mastro de entrada do estádio e descerrou a placa comemorativa com a inscrição “Construída na Administração Territorial do Capitão Janary Nunes". 

Houve ainda discurso do engenheiro construtor do estádio, Hermógenes de Lima Filho, que em seguida leu o ato do governo do Território Federal do Amapá repassando a administração do Glycerão à prefeitura de Macapá.”

Os clubes da cidade, naquela época eram: Esporte Clube Macapá, Amapá Clube, Trem Desportivo Clube Sociedade Esportiva e Recreativa São José.

Fontes: Trabalho de Conclusão de Curso da turma de Engenharia e Urbanismo – UNIFAP – 2013 E Revista do Amapá nº 9 – 1950.

Um comentário:

  1. Lembro de vc na primeira equipe da Rádio Educadora.
    Onde eu era ajudante do Sr.Remy Barros.
    Muito bom lembrar das memórias de Macapá.
    Cmte.Hermen Reis.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...