quarta-feira, 19 de maio de 2010

Livraria São José, Relojoaria Mido e Cine João XXIII

(Reprodução)

Década de 60 - Prédio da antiga Prelazia de Macapá (atual Diocese de Macapá). Vendo-se a Livraria São José e a Relojoaria Mido; neste mesmo local da relojoaria funcionou anos depois a Ótica Suzi. Ao lado o portão de entrada do ex-Cine João XXIII.
O pintor que está na escada, abrindo as letras do nome da loja, é o saudoso Estandico, que era "o homem dos sete ofícios" na Casa dos Padres. Muitas saudades!

11 comentários:

  1. Estou diante de um dos maiores blogs sobre a memória amapaense. João Lázaro nos estimula a reconhecer Macapá sob uma ótima mais intimista e saudosista. Da saudade para uns e de puro conhecimento para os mais novos. Acompanhar como esta cidade se transformou nos últimos anos é fantástico, principalmente de mostrar fotos diferente das habituais, trancafiadas nos arquivos dos 'historiadores' de plantão, que não deixam se esvair para o público. Parabéns pela brilhante ideia e sucesso no blog.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. ok Rodrigo...muito obrigado pela força e por seu incentivo.
    O blog é feito para pessoas como você - que mesmo sendo da nova geração - sabem valorizar a memória da terra que lhe serviu de berço e que lhe viu crescer em sabedoria e conhecimento.
    grande abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí João Lázaro, fotografia é história.
    Parabéns
    daniel de andrade simões
    fotógrafo
    www.saitica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Você lembra da Sorveteria TIP TOP instalada no prédio ao lado desse bloco aih da Casa dos Padres? Era do Sr. Pauhini (não sei bem como se escreve).

    ResponderExcluir
  5. Lembro sim.
    O Pauhini abriu também naquele prédio ao lado esquerdo da Matriz, o "Confeitec", lembra?

    ResponderExcluir
  6. Alo, João Lázaro:
    O Rodrigo Cunha tem razão sobre os "historiadores de plantão" que guardam as informações. Os historiadores e pesquisadores deveriam divulgar os resultados de seus trabalhos para que outros compartilhem de seus conhecimentos. Guardar pra que?
    Seu blog está de parabéns. Gostei muito dessa foto, pois me lembrou muito as sessões de cinema no João XVIII. Quando puder, divulgue alguma coisa do antigo Elite Bar, que ficava aí na esquina da São José com a Presidente Vargas. Como não moro mais em Macapá, não me lembro do estabelecimento que está em seu lugar. O Elite Bar era famoso pelos seus sorvetes.
    Obrigado, Aloisio.
    aloisiocantuaria@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. É João, bons tempos e posso afirmar, sem medo de errar, que quem está na escada é o saudoso amigo Estandico, que por muitos anos trabalhou na casa dos padres, como um faz de tudo.Milton Sapiranga Barbosa

    ResponderExcluir
  8. João, fico horas na frente do computador revivendo bons momentos atraves de seu blog, parabens.Voce lembra da Dona Bebé que vendia tacacá na frente da igreja Sao José?

    ResponderExcluir
  9. Oi Celina, seja bem-vinda!
    Obrigado pela visita.
    Lembro sim da Bebé, quem poderia esquecê-la.
    Ela faz parte da memória da cidade.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  10. OI AMIGO SOU DE MACAPA MAS SAI DE LA HA MUITOS ANO VOCE E GRANDE EM TENTAR REVIVER ESSAS HISTORIAS
    BEIJOSSS DA EUROPA

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...